Lula rebate Trump e diz que Brasil não aceitará tutela de país estrangeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu nesta quarta-feira (9) às declarações de Donald Trump sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Em publicação nas redes sociais, Lula classificou a ameaça como “inaceitável” e reforçou a soberania nacional. O norte-americano havia condicionado a medida a críticas políticas, gerando reação imediata do governo brasileiro, que estuda acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) e já avalia medidas de retaliação.
Lula também afirmou que os processos judiciais ligados aos atos de 8 de janeiro são de responsabilidade exclusiva da Justiça brasileira, rebatendo críticas do ex-presidente dos EUA à condução dos julgamentos contra aliados de Jair Bolsonaro. O presidente aproveitou ainda para defender a atuação do país no combate à desinformação digital, alegando que liberdade de expressão não permite práticas violentas ou discursos de ódio, como racismo e incitação à violência.
Em outro ponto da resposta, Lula contestou a justificativa econômica de Trump para a possível elevação de tarifas, afirmando que os próprios dados oficiais dos EUA mostram um superávit de 410 bilhões de dólares nas relações comerciais com o Brasil nos últimos 15 anos. O presidente reiterou que qualquer ação unilateral será enfrentada com base na Lei de Reciprocidade Econômica, e encerrou reafirmando que o Brasil conduzirá sua política externa com base no respeito e nos interesses do povo brasileiro.
1 Comentário
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Botelho Nolasco
jul 7, 2025, 12:18 pmSem moral, não tem respaldo.
Ainda fala em soberania, enquanto o povo brasileiro, continua refém da corrupção ditatorial!