Lula diz que Trump seria preso no Brasil e promete retaliação a tarifas dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (10/7) que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderia estar sendo processado e até preso caso a invasão do Capitólio, em 2021, tivesse ocorrido em território brasileiro. Lula comparou a ação de Trump à de Jair Bolsonaro (PL) no episódio de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

“Eles têm que respeitar a Justiça brasileira, como eu respeito a americana. Se o que o Trump fez no Capitólio tivesse feito aqui no Brasil, ele estaria sendo processado como Bolsonaro e estaria arriscado a ser preso, porque feriu a democracia, porque feriu a Constituição. Eu não me meto no poder Judiciário, porque aqui o poder Judiciário é autônomo, sobretudo a Suprema Corte”, disse Lula em entrevista à Rede Record.

Na mesma entrevista, o presidente comentou a decisão dos EUA de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, o governo tentará reverter a medida por meio da negociação direta com Washington, mas não descarta uma resposta mais dura.

“Primeiro, nós vamos tentar negociar, mas se não tiver negociação, a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50% de nós, nós vamos cobrar 50% dele”, afirmou Lula, ao defender que o Brasil não pode aceitar restrições que prejudiquem sua indústria e exportações.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.