Considerada baixa, aprovação de Lula melhora depois do tarifaço de Trump e passa para 43%

Após o tarifaço de Trump, a aprovação do governo Lula melhorou e a pesquisa Quaest mostra que 43% aprovam o governo. Em maio, o índice era de 40%. A melhora é vista em perfis que não estão na base do presidente: moradores da região Sudeste, classe media – quem tem renda de 2 a 5 salários mínimos, e com maior escolaridade – ensino superior completo.
A desaprovação também caiu: de 57 pra 53%.
A pesquisa aponta que o principal motivo pra melhora na popularidade foi o tarifaço de Trump. 72% dos entrevistados acham que Trump está errado em taxar o Brasil e 63% entendem que a balança comercial é favorável aos EUA – diferente do que Trump diz ao taxar o pais.
79% dizem que o tarifaco vai prejudicar sua vida. E mais da metade dos entrevistados diz que Lula está certo em editar a reciprocidade. No entanto, o mesmo percentual acredita que o presidente também tem culpa e provocou Trump na cúpula BRICS.
E 26% acham que foram as falas que geraram tarifaco, enquanto 22% acreditam que foi a acão no STF. Para 17%, a influência de Bolsonaro nos EUA gerou as falas. E 10% creem que ações do STF contra big techs americanas influenciaram.
Já 84% defendem que governo e oposição se unam contra tarifaço.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.