Lula quer conversar com presidente do União Brasil após críticas ao governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer conversar pessoalmente com o presidente do União Brasil, Antonio Rueda. A ideia é que o encontro ocorra em breve.
A ministros do PT, Lula indicou que irá procurar o dirigente para entender o tom das recentes críticas direcionadas ao governo e tentar pacificar a relação com Rueda.
A aliados, o presidente do União Brasil disse que está aberto ao diálogo com o presidente e que as críticas são pontuais em relação à postura do governo brasileiro aos Estados Unidos.
Ao participar de um evento para investidores, em São Paulo, no mês passado, o dirigente afirmou que Lula instigou a situação do tarifaço ao defender a extinção do dólar como moeda padrão no comércio global — durante a Cúpula do Brics — e cobrou o chefe do Executivo.
“Quem deve dialogar é o presidente da República. Ele devia pegar o telefone, ligar para Trump e dizer que quer dialogar, ao invés de estar tentando colher dividendo eleitoral. Essa postura é danosa para o país”, disse.
A interlocutores, Rueda tem dito que as críticas são pontuais e se referem, apenas, às falas do presidente sobre os Estados Unidos, apesar de ter dito que o governo Lula é fraco e não realiza entregas.
As falas irritaram integrantes do governo, que acusam o dirigente do partido de centro-direita de contraditório, já que a sigla ocupa três ministérios na Esplanada.
Neste domingo (3), a fala do presidente Lula sobre a necessidade de uma moeda própria para negociações dos Brics foi criticada por dirigentes do centrão.
Lula defendeu que o Brasil não precisa ficar “subordinado” ao dólar e voltou a mencionar a criação de uma moeda própria aos países que compõem os Brics.
Fonte: CNN Brasil
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.