Tarifaço de Trump: taxas de 50% contra produtos brasileiros entram em vigor nesta quarta-feira

As novas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros começam a valer nesta quarta-feira (6), após decisão do ex-presidente e agora candidato Donald Trump de endurecer as relações comerciais com o Brasil. As taxas, que chegam a até 50%, atingem principalmente os setores do agronegócio e da indústria de base.

O chamado “tarifaço” é parte de uma política econômica de viés protecionista, adotada por Trump em sua campanha de retorno à Casa Branca. A medida foi anunciada como forma de “proteger a indústria americana” e, segundo aliados do republicano, responde também ao que o ex-presidente considera uma quebra de alinhamento político entre Brasil e EUA nos últimos anos.

Entre os produtos brasileiros mais afetados pelas novas tarifas estão:

  • Aço e alumínio,
  • Carnes bovinas e suínas,
  • Soja e derivados,
  • Algodão,
  • Calçados e produtos têxteis.

A medida gerou forte reação do setor produtivo brasileiro e de entidades do comércio exterior, que preveem prejuízos bilionários e perda de competitividade em um dos principais mercados de exportação do país.

O governo brasileiro ainda não anunciou uma resposta formal às tarifas, mas o Itamaraty já iniciou contatos diplomáticos com representantes dos EUA para tentar reverter ou amenizar os impactos da medida. Nos bastidores, cogita-se levar a questão à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Especialistas em comércio internacional alertam que o aumento abrupto das taxas pode prejudicar o equilíbrio da balança comercial e abrir espaço para uma escalada de tensões entre os dois países.

Enquanto isso, Trump segue utilizando a medida como símbolo de sua plataforma nacionalista, que promete “trazer de volta empregos e indústrias” ao território americano — mesmo às custas de antigos parceiros comerciais.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.