Juninho Alves já figura entre os principais nomes na corrida para deputado federal no RN

A menos de um ano das eleições de outubro de 2026, uma nova figura vem conquistando espaço no cenário potiguar: Juninho Alves. Mesmo sem mandato parlamentar, seu nome já repercute com força entre os potenciais concorrentes à Câmara Federal.
De acordo com pesquisa do Instituto Consult, realizada entre os dias 21 e 23 de agosto em 12 regiões do estado, 12,47% do eleitorado do Rio Grande do Norte já declararam intenção de voto para deputado federal. No entanto, o campo dos indecisos ainda domina com 82,71%, enquanto 4,82% preferem não votar em nenhum dos pré-candidatos .
Entre 40 nomes lembrados pelos eleitores para disputar as oito vagas federais, lidera com folga a deputada Natália Bonavides (PT), com 11,82%, seguida pelo General Girão (PL), com 1,53%. Na sequência vêm Benes Leocádio (União Brasil) e João Maia (PP), ambos com 1,18%. Já os deputados Robinson Faria (PP) e Sargento Gonçalves (PL) aparecem com 0,94% e 0,82%, respectivamente .
Entre os nomes que compõem o grupo mais lembrado pelos eleitores, Juninho Alves aparece em 15º lugar, com 0,65% das intenções de voto — à frente de figuras já consolidadas como o ex-prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (0,53%), e o ex-deputado federal Betinho Rosado (0,24%) .
Apesar de esse percentual parecer modesto, o destaque de Juninho Alves ganha relevância quando se considera que ele ainda não exerce mandato no Congresso. Sua presença na lista dos mais citados sinaliza uma projeção política ascendente e pode indicar mobilização efetiva de base eleitoral.
A pesquisa do Consult foi aplicada em 1.700 eleitores, com margem de erro de 2,3 pontos percentuais e 95% de confiabilidade .
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.