Lula diz que Farmácia Popular foi inspirada em experiência em Cuba: “tive ciúmes e inveja da qualidade da saúde lá”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em discurso recente, que o Programa Farmácia Popular — criado em 2004, em seu primeiro mandato — teve como referência o sistema de saúde cubano. Segundo ele, a ideia surgiu após uma visita à ilha, quando, rouco, recebeu gratuitamente um medicamento.

“Eu invejei a saúde de Cuba. Um dia, eu estava lá, rouco, e alguém me deu remédio de graça. Foi aí que pensei: por que o Brasil não pode fazer algo assim? E ainda tem os Estados Unidos perseguindo Cuba há 70 anos”, declarou.

Lula exaltou o modelo cubano de atenção básica e de fornecimento de remédios, mas especialistas e exilados lembram que a realidade do país caribenho é marcada por dificuldades. Moradores relatam escassez de medicamentos, precariedade na infraestrutura e denunciam as restrições de liberdade impostas pelo regime de partido único, apontado como ditadura.

No Brasil, a Farmácia Popular consolidou-se como uma das principais políticas públicas de acesso a tratamentos, garantindo medicamentos gratuitos ou a preços populares para doenças como hipertensão e diabetes.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.