EUA revogam visto do advogado-geral da União, Jorge Messias, e de outras autoridades brasileiras
Os Estados Unidos decidiram revogar o visto do advogado-geral da União, Jorge Messias, e de outras cinco autoridades judiciais brasileiras, segundo apuração da agência Reuters nesta segunda-feira (22). A medida faz parte de um pacote de sanções do governo americano contra integrantes do governo Lula e ex-integrantes de instâncias do Judiciário.
De acordo com a Reuters, a informação foi confirmada por uma fonte ligada ao governo do ex-presidente Donald Trump, que mantém articulações junto ao Partido Republicano e ao atual Departamento de Estado. A decisão ainda não foi oficialmente comunicada ao governo brasileiro.
A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que não recebeu notificação formal sobre o cancelamento do visto de Jorge Messias. Fontes internas da pasta disseram à imprensa que “não foram informadas” da medida até o momento.
O Itamaraty e a Casa Branca foram procurados, mas não se manifestaram até a publicação desta reportagem.
A decisão americana se soma a um movimento recente de maior rigor na aplicação da Lei Magnitsky, usada pelos EUA para sancionar estrangeiros acusados de corrupção ou violações a princípios democráticos. Nas últimas semanas, outras figuras ligadas ao Judiciário e a políticos brasileiros também passaram a ser investigadas por suposto abuso de poder e enriquecimento ilícito.
O governo Lula acompanha o caso e avalia quais medidas diplomáticas poderá adotar em resposta à decisão de Washington.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.