Pai brasileiro trava batalha no México para reencontrar filha desaparecida há dois anos

Há quase dois anos sem ver a filha de 5 anos, o jornalista brasiliense Guilherme Araújo Pereira, 37, vive uma batalha judicial no México para restabelecer o contato com a criança. Ele acusa a ex-mulher, Mayara de Oliveira Ribeiro, também brasileira, de ter desaparecido com a menina após um divórcio conturbado em Playa del Carmen, onde moravam.

Segundo Guilherme, os conflitos começaram em 2022, quando o casal decidiu se separar. A ex-esposa teria dificultado o convívio entre pai e filha e, em seguida, alegado violência doméstica para obter uma medida protetiva. “Ela me trancou dentro da nossa residência, escondeu as chaves e acionou a polícia. Fui expulso da minha própria casa”, relata o jornalista.

Mesmo com decisão judicial que lhe concedia visitas supervisionadas por três meses, Mayara teria descumprido os acordos, apresentando atestados médicos e impedindo os encontros. Desde então, Guilherme não vê a filha.

O caso tomou novo rumo quando a Delegacia da Mulher mexicana arquivou as acusações contra o pai e abriu uma investigação contra Mayara por violência vicária e fraude processual — crime que ocorre quando um dos genitores usa o filho para punir ou manipular o outro.

Em maio deste ano, um juiz federal mexicano concedeu a guarda e custódia da criança ao pai, reconhecendo a violação dos direitos da menina. No entanto, Guilherme ainda não conseguiu exercer esse direito, pois não sabe o paradeiro da ex-mulher e da filha.

Na tentativa de encontrá-las, ele acionou o Alerta Amber, sistema internacional de busca por crianças desaparecidas, e iniciou uma campanha nas redes sociais. A publicação com a ficha de busca de Mayara já ultrapassa 300 compartilhamentos.

“Eu não sei de onde tiro força para continuar. É pela minha filha. Quero apenas garantir o direito dela de ter o pai por perto”, desabafa.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.