FAB realiza primeiro disparo real do míssil Meteor com o caça F-39 Gripen, em Natal

Pela primeira vez em sua história, a Força Aérea Brasileira realizou o disparo real do míssil ar-ar de longo alcance Meteor a partir do caça F-39 Gripen, considerado a aeronave de combate mais moderna da América Latina. A ação integrou o exercício técnico BVR-X, realizado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte.

O objetivo central do BVR-X é desenvolver e aperfeiçoar as capacidades operacionais da FAB no emprego de armamento além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range), elemento considerado estratégico e fundamental para a soberania nacional. Nesse tipo de combate, a detecção, o rastreio e o engajamento do alvo ocorrem antes mesmo do contato visual direto entre as aeronaves.

Durante a missão, o F-39 Gripen operou em um cenário altamente desafiador, com perfis de disparo complexos e dentro de uma ampla área de exclusão aérea e marítima, totalmente monitorada por vetores da FAB em integração com a Marinha do Brasil. A aeronave executou a missão com precisão absoluta.

Segundo a FAB, foram realizados dois disparos reais contra alvos aéreos manobráveis que simularam perfis de voo de caças inimigos em alta velocidade e grande altitude, representando um ambiente de combate realista e extremo, sem margem para erro. O desempenho confirmou a plena capacidade do Gripen de confrontar e vencer ameaças aéreas em qualquer cenário de atuação da FAB.

O exercício BVR-X também representa o resultado direto da integração operacional e da transferência de tecnologia com a empresa europeia MBDA, fabricante do míssil Meteor. Esse programa vem impulsionando a capacitação de engenheiros e técnicos brasileiros.

Considerado um dos mísseis ar-ar mais letais e avançados do mundo, o Meteor possui propulsão do tipo ramjet, alcance superior a 100 km e alta resistência a manobras defensivas do alvo, ampliando significativamente o poder de dissuasão da aviação de caça brasileira no cenário internacional.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.