Rússia envia submarino para escoltar petroleiro que os EUA tentaram apreender perto da Venezuela, diz jornal

A Rússia deslocou um submarino e outras embarcações navais para escoltar o petroleiro Bella 1, que está na mira dos Estados Unidos enquanto segue para a Venezuela. A informação foi divulgada pelo Wall Street Journal nesta terça-feira (6), citando uma autoridade americana.

Forças dos EUA perseguem o navio, identificado por entidades marítimas como Bella 1, há cerca de duas semanas. Segundo a Reuters, a embarcação é alvo de sanções e já havia sido alvo de uma tentativa de apreensão no domingo. Trata-se do terceiro navio que os Estados Unidos tentam interceptar.

Na última semana, o Kremlin já havia pedido aos EUA que interrompessem a perseguição aso petroleiro. O pedido diplomático foi feito na quarta-feira (31). A Casa Branca, o Departamento de Estado dos EUA e o governo russo não comentaram o caso até a última atualização.

De acordo com o New York Times, o Bella 1 partiu do Irã com destino à Venezuela para carregar petróleo e foi interceptado por forças norte-americanas no Mar do Caribe.

O jornal afirma que os EUA alegam que o navio operava sem uma bandeira nacional válida. Nesse caso, a embarcação não estaria submetida à legislação de nenhum país, o que permitiria uma abordagem com base no direito internacional.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.