Sem viés: Centro ou esquerda radical? O cálculo da direita para morder as duas vagas para senador no RN

As eleições para o Senado no Rio Grande do Norte devem ser marcadas por forte pragmatismo, especialmente entre eleitores da direita. Com duas vagas em disputa, cresce a avaliação de que o segundo voto pode ser decisivo para impedir a eleição da governadora Fátima Bezerra, vista por esse campo como um nome ideologicamente consolidado na esquerda.

Nesse cenário, parte da direita passou a considerar a senadora Zenaide Maia como opção estratégica para o segundo voto. A escolha não seria por afinidade, mas por comparação: para esses eleitores, Zenaide representa um perfil mais moderado, situado entre o centro e a centro-esquerda, e menos polarizado que Fátima.

Para que essa estratégia avance, Zenaide precisará dialogar com o eleitorado de direita mais racional, já que não contará com o apoio dos setores mais radicais. Um discurso menos ideológico e mais institucional pode ser decisivo. A disputa pelo Senado, assim, tende a ser definida mais pelo cálculo político do que pela identidade partidária.

1 Comentário

Tykomo Navara

jan 1, 2026, 8:47 pm Responder

Duas nulidades…, voto dos irracionais!

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.