Gata de “O Agente Secreto” é premiada em festival de cinema nos EUA

A produção pernambucana O Agente Secreto foi premiada no The New York Film Festival, nos Estados Unidos, com o Golden Beast, reconhecimento concedido à gata Carminha, que interpreta as personagens Liza e Elis no filme dirigido por Kleber Mendonça Filho. O prêmio, entregue na quinta-feira (8), é atribuído pela equipe de programação do festival a animais ou criaturas que se destacam nas obras exibidas.

A premiação ocorre enquanto o longa-metragem aguarda a cerimônia do Globo de Ouro, na qual concorre em três categorias: melhor filme de drama, melhor filme em língua não inglesa e melhor ator em filme de drama, pela atuação de Wagner Moura. O Golden Beast integra a lista de mais de 40 prêmios já recebidos pelo filme em sua trajetória em festivais internacionais.

O diretor Kleber Mendonça Filho comentou a conquista em suas redes sociais. Na publicação, ele destacou a importância da honraria e ressaltou o prestígio da premiação dentro do festival nova-iorquino.

A estatueta entregue tem a forma de um gato dourado e traz gravados os nomes “Liza & Elis”, em referência às personagens interpretadas por Carminha. Sem raça definida, a gata teve sua atuação ampliada por meio de efeitos visuais, com a duplicação digital de seu rosto por computação gráfica, recurso que se tornou um dos elementos mais curiosos e comentados do filme.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.