Conversaram mais de “uma hora e meia”: Lula e Galípolo se encontram com Vorcaro fora da agenda oficial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o hoje presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, se encontraram com o banqueiro Daniel Vorcaro no Palácio do Planalto, em dezembro de 2024. A reunião não foi incluída na agenda oficial do presidente, e o encontro durou cerca de uma hora e meia.
Além do presidente e de Galípolo, também estiveram presentes os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Silveira, de Minas e Energia. À época do encontro, Galípolo ainda não tinha assumido a presidência do Banco Central.
O então CEO do Banco Master, Augusto Lima, também esteve presente na reunião e tratou sobre uma suposta articulação dos grandes bancos para prejudicar o Master e concentrar o poder do mercado. O ex-ministro Guido Mantega é apontado como o responsável por conseguir a reunião de Vorcaro com Lula. Entre julho e novembro de 2025, ele atuou como consultor do Master e recebeu cerca de R$ 16 milhões em honorários.
Lula teria pedido a Galípolo – segundo informação publicada pela coluna Andreza Matais, no “Metrópoles”, nesta segunda-feira (26) – para tratar a situação do Master com isenção depois que ele assumisse a presidência do BC. Foi na gestão de Galípolo que o Banco Central vetou a negociação entre o Master e o BRB e decretou a liquidação da instituição financeira de Daniel Vorcaro com a alegação de uma fraude de R$ 12 bilhões.
O Tempo
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.