Ex-policial das Forças Especiais da Turquia matou embaixador Russo, identifica polícia

0a

O embaixador russo na Turquia morreu esta segunda-feira depois de ter sido atingido a tiro em Ancara, na inauguração de uma exposição. A Rússia já considerou que se trata de um ato terrorista: “É um dia trágico para a diplomacia russa”, disse a porta-voz Maria Zakharova.

O atacante, abatido a tiro pelas forças de segurança, foi pouco depois identificado como um agente da polícia turca de 22 anos, segundo o presidente da câmara de Ancara, Melih Gokcek.

O atirador terá disparado oito vezes sobre o embaixador, antes de fazer um discurso. Num vídeo gravado na exposição, segundo a tradução da BBC, é possível ver o atacante, de fato e gravata, gritar: “Não se esqueçam de Aleppo, não se esqueçam da Síria”. Depois usou a frase “Allahu Akbar” (Deus é grande). Uma testemunha citada pela agência noticiosa francesa AFP diz que o homem falou mesmo em vingança.




O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo confirmou o ataque ao Russia Today e fontes da embaixada russa em Ancara indicaram que o ataque poderá ter sido perpetrado por islamitas radicais. Outras três pessoas ficaram feridas. VIDEO

Numa primeira reação, os Estados Unidos condenaram o ataque. “Condenamos este ato de violência, qualquer que seja a sua origem”, declarou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, John Kirby.

Andrey Karlov ia falar na abertura de uma exposição sobre a Rússia vista pelos olhos dos turcos. O incidente acontece na véspera de uma reunião em Moscovo entre os chefes da diplomacia da Rússia, Irão e Turquia para discutir um cessar-fogo na cidade de Aleppo, norte da Síria.

http://www.dn.pt/

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.