Uma criança de aproximadamente dois a três anos foi baleada durante um ataque a tiros registrado na noite desta quarta-feira no bairro Bosque das Colinas, em São José de Mipibu, na Grande Natal. A criança foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parnamirim, localizada a cerca de três quilômetros do local do crime.
De acordo com as primeiras informações, homens armados chegaram a uma residência situada na Rua nº 105 e chamaram no portão. Quando uma pessoa foi atender, os suspeitos iniciaram uma sequência de disparos. Pelo menos cinco pessoas foram atingidas pelos tiros.
Além da criança, o pai dela também teria sido socorrido por populares para a UPA de Parnamirim. No local, um homem de aproximadamente 50 a 55 anos recebeu os primeiros atendimentos em uma unidade de suporte básico do SAMU.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), apoiou a Polícia Civil na investigação e deflagração da operação Securitas nesta quarta-feira (28). A ação cumpriu mandados de busca e apreensão para investigar uma organização criminosa com a participação de agentes políticos e de um integrante das forças de segurança. As diligências ocorreram em Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim.
A investigação começou em 2023 e indica que o grupo se estruturou para intimidar adversários políticos e praticar outros crimes. A apuração aponta que o grupo contava com um núcleo armado e influência na administração pública. O prefeito do município de Ielmo Marinho é apontado como o líder dessa organização, que conta ainda com parlamentares e um policial militar entre os investigados.
O caso ganhou força após registros de homens armados dentro da Câmara Municipal de Ielmo Marinho em 2023 para fazer segurança privada de um parlamentar e intimidar opositores. Naquela ocasião, foi apreendido um arsenal com armas e munições de calibres restritos, como .40 e .45, além de outros materiais. Esse episódio motivou o aprofundamento das buscas por provas contra o grupo.
Manifestantes ocupam ruas do centro do Recife em ato contra o imperialismo dos EUA na América Latina.
Um protesto no cruzamento da Rua Gonçalves Maia com a Boa Vista, próximo ao Consulado Americano, está causando bloqueios no trânsito nesta quarta-feira (28).
Segundo informações iniciais, cerca de 30 pessoas participam da manifestação, que conta com um carro de som. O protesto passou pela Avenida Agamenon Magalhães e segue sentido Conde da Boa Vista.
Motoristas enfrentam lentidão e congestionamento na região. Acompanhe as atualizações sobre a situação no trânsito.
A cantora Ivete Sangalo foi denunciada ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) após a circulação de um vídeo em que aparece dançando e cantando a música “Vampirinha” ao lado de uma criança no palco, durante uma apresentação recente.
A representação foi registrada como notícia de fato, procedimento inicial para apuração de possíveis irregularidades envolvendo direitos de crianças e adolescentes. O órgão informou que o caso tramita sob sigilo por envolver menor de idade.
As imagens repercutiram nas redes sociais e motivaram o pedido de investigação. Até o momento, a assessoria da cantora informou que não irá se manifestar.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento de que Ricardo Lewandowski mantinha contratos privados de consultoria antes de ser convidado para assumir o Ministério da Justiça.
Segundo Gleisi, Lula convidou Lewandowski mesmo ciente dos contratos, após o então futuro ministro assegurar que cumpriria a legislação e se desvincularia de todas as atividades privadas, o que teria sido feito antes de assumir o cargo. “Não há problema, irregularidade ou crime algum no fato de ele ter tido contrato de consultoria”, afirmou.
A dirigente petista também destacou que Lewandowski prestou “relevante serviço ao país” e rebateu tentativas de associar o governo às investigações envolvendo o Banco Master. De acordo com Gleisi, toda a apuração sobre a instituição financeira ocorreu sob a gestão de Lewandowski à frente do Ministério da Justiça, incluindo a atuação da Polícia Federal.
A Câmara Municipal de Caicó promoverá, nesta segunda-feira (2), às 17h30, no Plenário Prefeito Inácio Bezerra, a 1ª Sessão Especial do ano. Na ocasião, o prefeito, Dr. Tadeu (PSDB), apresentará o relatório circunstanciado sobre a situação geral do Município e o programa de administração para 2026.
O encontro integra o calendário oficial do Poder Legislativo, fortalecendo o diálogo entre os poderes e promovendo transparência na gestão pública, com detalhamento das principais ações, diretrizes e metas da administração municipal.
Para o presidente da Casa, Ivanildo do Hospital (PSDB), “trata-se de uma oportunidade fundamental para que o Legislativo acesse diretamente informações sobre a situação do Município e ao planejamento do Executivo, fortalecendo o papel fiscalizador e o debate responsável em prol de Caicó.”
A iniciativa reafirma o compromisso da Câmara Municipal de Caicó com a transparência, o interesse público e a defesa de uma gestão responsável, sempre alinhada às necessidades da população.
O boletim pluviométrico diário divulgado às 9h desta quarta-feira (28) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) aponta a ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado entre as 7h da terça-feira (27) e as 7h desta quarta (28), com os maiores volumes concentrados no Oeste potiguar. No período analisado, Ipanguaçu liderou os registros de precipitação, com 36,7 milímetros, seguido por Rodolfo Fernandes, com 26 mm, e Ceará-Mirim onde choveu 21,8 mm.
Além de Ipanguaçu e Rodolfo Fernandes, ainda na região Oeste, também foram observados acumulados significativos em Triunfo Potiguar (17 mm), Itaú (15 mm), Alto do Rodrigues (13,9 mm) e Campo Grande (8,4 mm). Em Mossoró, os pluviômetros registraram volumes de até 5,5 mm. Apesar disso, a maior parte dos municípios do Oeste apresentou baixos índices ou ausência de chuva no intervalo monitorado, como Olho d’Água do Borges e Jucurutu.
No Leste potiguar, o maior volume foi registrado em Ceará-Mirim, com 21,8 mm. Em Pureza, choveu 4,8 mm, enquanto Parnamirim teve acumulados de 3,9 mm. Em Natal, a precipitação registrada foi de 1,3 mm, e em São Gonçalo do Amarante, 1 mm. Outros municípios da região tiveram volumes inferiores a 1 mm ou não registraram chuva.
Odon Jr esteve hoje em Parelhas sendo entrevistado por Marcos Silva no Jornal das 12 na Rádio Rural de Parelhas.
Em sua fala, Odon Jr afirmou que Francisco do PT é a grande liderança de Parelhas e junto com o PT do Município e Aliados, mesmo sendo oposição no plano local político, não fazem oposição ao desenvolvimento de Parelhas e buscam benefícios.
As conquistas recentes foram as reformas das escolas estaduais, o investimento de mais de 20 milhões de reais no saneamento do município de Parelhas, a obra de alargamento da ponte do Rio Caldeirões, a recuperação da RN que liga Parelhas a Equador passando pelo acesso a Santana do Seridó e esse ano terá a recuperação de Santana do Seridó até a divisa com a Paraíba e mais recentemente a recuperação da Barragem Boqueirão.
“Essa parceria da Governadora Fátima, do Presidente Lula e do Deputado Francisco do PT proporcionou conquistas concretas para o povo do município de Parelhas”, disse Odon Jr.
O caça F-39 “Gripen”, matrícula FAB 4100, decolou na tarde desta quarta-feira, 27, da Base Aérea de Natal para cumprir missão de treinamento e lançamento real de bomba. Pela imagem registrado no momento da decolagem, a aeronave estava equipada com uma bomba Lizard II (230 kg), o pod de rastreio Litening G4 e dois sensores.
A Força Aérea Brasileira ainda não se manifestou sobre o treinamento que deve ser um complemento do já realizado em novembro, também, em Natal, envolvendo o lançamento do míssil Meteor.
Um furto de motocicleta foi registrado no início da tarde desta quarta-feira (28) no bairro Penedo, localizado na zona leste de Caicó. A ação criminosa aconteceu durante o dia e foi registrada por câmeras de vigilância instaladas na região.
A moto levada é uma Yamaha Ténéré 250, de placa NPX8D33. As imagens captadas mostram o momento em que o suspeito se aproxima do veículo e realiza o furto, o que pode contribuir para a identificação do autor e auxiliar o trabalho das forças de segurança.
O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes. A polícia orienta que qualquer informação que possa levar à localização da motocicleta ou do suspeito seja repassada de forma anônima pelos canais oficiais.
O síndico Cléber Rosa de Oliveira, de 49 anos, confessou à Polícia Civil o assassinato da corretora Daiane Alves Souza, de 43 anos, desaparecida desde 17 de dezembro do ano passado em Caldas Novas, no sul de Goiás.O síndico Cléber Rosa de Oliveira, de 49 anos, confessou à Polícia Civil o assassinato da corretora Daiane Alves Souza, de 43 anos, desaparecida desde 17 de dezembro do ano passado em Caldas Novas, no sul de Goiás. Com informações da coluna de Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.
Segundo a investigação, foi o próprio Cléber quem levou os policiais à área de mata onde o corpo da vítima havia sido deixado. No local, os policiais encontraram o corpo em estágio avançado de decomposição.
Cléber foi preso na madrugada desta quarta-feira (28), investigado por homicídio. O filho dele, Maykon Douglas de Oliveira, também foi preso, suspeito de participação no crime.
O porteiro do condomínio onde Daiane morava e trabalhava cuidando de apartamentos da família do síndico foi conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos. A Polícia Civil apura o grau de envolvimento de cada pessoa.
De acordo com o depoimento, Cléber afirmou que matou Daiane após uma discussão acalorada no subsolo do prédio, no dia 17 de dezembro de 2025, data em que a corretora foi vista pela última vez.
Ele disse que agiu sozinho e que, após o crime, colocou o corpo na carroceria de sua picape e deixou o condomínio.
ABC e América estão próximos de conhecer os seus adversários na segunda fase da Copa do Brasil de 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza nesta quarta-feira (28), às 15h, o sorteio do mando de campo da primeira fase e dos confrontos da segunda fase da competição. O torneio começará com jogos entre 28 clubes, os de menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2026.
Com o novo formato da competição e o aumento do número de participantes para 126, o Rio Grande do Norte seguirá com três representantes na edição deste ano. Além de ABC e América, que estreiam a partir da segunda fase, o Laguna também disputará o torneio, entrando a partir da primeira fase. O adversário será o Maguary.
A CBF também confirmou os potes para a segunda fase da Copa do Brasil. O ABC está no pote B e enfrentará as equipes do G. Já o América ficou no pote C e tem como possíveis adversários os times que estão no pote F. O Laguna, terceiro representante do RN, disputa a primeira fase, e caso avance, ficará no pote H.
Se passar da primeira fase, o Laguna tem como possíveis adversários na 2ª fase as equipes que estão no pote A, são elas: Fortaleza, Juventude, Atlético-GO, Ceará, Cuiabá, Goiás, Sport, CRB, Vila Nova e Operário-PR.
Da primeira à quarta fase, os confrontos da Copa do Brasil serão em jogos únicos. Passando ao modelo de ida e volta na quinta fase e seguindo assim até as semifinais. A decisão também será em uma única partida. Outra novidade é que o vice-campeão garante vaga na pré-Libertadores.
Para facilitar a vida de quem deseja garantir o benefício, a gestão da prefeita Nilda ampliou o horário e os pontos de atendimento da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), reforçando o compromisso com o cidadão. Além de funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, a Semut também passou a atender no bairro de Cidade Verde, além dos polos em Nova Parnamirim e Pirangi do Norte, descentralizando ainda mais os serviços, e aproximando a Prefeitura da população. Em todos os locais, os contribuintes podem receber orientações, negociar débitos, emitir carnês e acessar diversos serviços relacionados à tributação municipal. Para o desconto é necessário pagar até sexta-feira (30).
Para ter direito ao desconto máximo, é necessário estar regular com a Fazenda Municipal, manter o cadastro do imóvel atualizado e realizar a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) por meio do site oficial da Prefeitura. O DAM é composto pelo IPTU, com 20% de desconto, pela Taxa de Coleta e Remoção de Lixo (TCRL) e pela Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP).
A prefeita Nilda destacou a importância de aproveitar o momento e manter as obrigações em dia. “Estamos oferecendo todas as condições para que o contribuinte regularize sua situação e aproveite esse desconto tão importante. É uma forma de reconhecer quem é bom pagador e contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
A gestora também reforçou que os recursos arrecadados retornam diretamente para a população. “O IPTU é fundamental para manter e ampliar os investimentos em saúde, educação, limpeza urbana, praças, iluminação pública e para garantir o pagamento dos servidores. Cada contribuinte que mantém seus impostos em dia ajuda a construir uma Parnamirim melhor para todos”, ressaltou Nilda.
A Prefeitura lembra que o prazo para garantir o desconto está chegando ao fim e reforça o chamado para que os contribuintes não deixem para a última hora.
“Essa é uma oportunidade que premia quem é responsável com a cidade. Organizamos nossa estrutura para atender bem e facilitar o acesso. Aproveitem, regularizem sua situação e garantam o desconto”, concluiu a prefeita.
O Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, passou por uma das maiores expansões da rede estadual de saúde no interior do RN. Entre 2019 e 2026, a unidade ampliou em 145% o número de leitos, um avanço que reforça o atendimento hospitalar no Alto Oeste potiguar e reduz a necessidade de deslocamentos para outras regiões do estado.
Com investimentos do Governo do Estado, o hospital saiu de 55 para 135 leitos, todos climatizados e com enfermarias modernizadas. Ao todo, foram implantados 80 novos leitos, além da ampliação da Unidade de Terapia Intensiva, que dobrou de capacidade, passando de cinco para dez leitos destinados a pacientes em estado crítico.
Segundo a direção da unidade, a expansão física foi acompanhada da modernização tecnológica. A chegada de equipamentos como arco cirúrgico, aparelhos de endoscopia e a instalação de um tomógrafo, em 2021, ampliaram a oferta de exames e procedimentos cirúrgicos.
O diretor-geral do hospital, Raimundo Farias, destaca que o volume de cirurgias cresceu de forma expressiva. O número anual de procedimentos passou de cerca de 1.500 para 2.700. Na área de diagnóstico por imagem, o hospital alcançou 15 mil tomografias, 1.400 ultrassonografias e 23 mil exames de raio-x, quase o dobro do volume realizado anteriormente.
Avanço no atendimento de urgência
Outro marco da reestruturação foi a implantação das linhas de cuidado para Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Com protocolos específicos e atendimento mais rápido, a unidade passou a responder de forma mais eficiente aos casos de alta gravidade.
De acordo com dados do hospital, os resultados já impactam os desfechos clínicos. A mortalidade por infarto foi reduzida para até 1%, enquanto os casos de AVC registraram queda superior a 15 pontos percentuais em menos de um ano, consolidando o hospital como referência estadual nessas duas frentes.
Com a ampliação da estrutura e dos serviços, o Hospital Regional de Pau dos Ferros se firma como referência para o Alto Oeste, ampliando o acesso da população a atendimentos de média e alta complexidade dentro da própria região.
O ex-deputado estadual Kelps Lima se manifestou publicamente em defesa do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, um dia após a Polícia Federal cumprir mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que envolve gestores de diversos municípios.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Kelps afirmou ser amigo pessoal de Allyson e destacou que, justamente por isso, não poderia se omitir diante do que classificou como pré-julgamentos. Segundo ele, o prefeito não foi afastado do cargo, não teve pedido de prisão decretado e nem sofreu qualquer cerceamento de liberdade.
“Eu não poderia deixar de me posicionar sobre o ocorrido da busca e apreensão contra o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, meu amigo. E com todo cuidado, para não fazer pré-julgamento, como muita gente vem fazendo”, afirmou Kelps.
O ex-parlamentar disse ainda que teve acesso à decisão judicial divulgada pela imprensa e ressaltou que o nome de Allyson aparece apenas citado por terceiros, sem envolvimento direto nos fatos investigados. “Tanto é que não teve pedido de prisão, não teve pedido de afastamento”, destacou.
Kelps Lima também fez um alerta sobre os riscos de condenações antecipadas, especialmente em períodos de disputa política. “Quantas vezes nós já vimos casos de pessoas que tiveram a imagem manchada antes do devido processo legal e, ao final, foram absolvidas?”, questionou.
Para ele, Allyson Bezerra merece tempo e o direito à ampla defesa para que os fatos sejam devidamente esclarecidos. “Não se pode fazer um pré-julgamento ou uma condenação pelo Tribunal da Internet ou por adversários políticos, que exploram o caso, como é comum na política brasileira”, concluiu.
A investigação segue em andamento sob responsabilidade da Polícia Federal, e até o momento o prefeito Allyson Bezerra permanece no exercício do cargo.
O corpo de um homem foi encontrado no Morro da Bacia, caminho que leva à Via Costeira, no bairro de Morro Branco, na zona Sul de Natal, nesta terça-feira (27). A vítima foi identificada pela Polícia Científica como João Bosco Dantas, de 58 anos. Ele estava desaparecido há cinco dias.
João Bosco era militar aposentado do Exército. Ele estava desaparecido desde a manhã da última quinta-feira (22), quando saiu do apartamento onde mora, no bairro Nova Descoberta.
O corpo foi encontrado por mulheres que fazem trilha na região diariamente. Segundo relatos, um forte odor já era sentido desde essa segunda-feira (26) no local. Nesta terça, o odor se intensificou e elas viram urubus e seguiram até se deparar com o corpo.
A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada da Polícia Científica, junto com o Corpo de Bombeiros. O documento de identificação do militar foi encontrado com ele, segundo confirmou um agente da Polícia Científica à Tribuna do Norte.
O corpo de João Bosco foi removido da área por volta das 19h. A perícia vai apontar a causa da morte.
A Prefeitura de Caicó deu continuidade, nesta quarta-feira (28), ao programa “Caicó Limpa”, com a realização de um mutirão de limpeza no entorno da Escola Municipal Auta de Souza, no bairro Barra Nova (Casas Populares). A ação contou com equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e outras frentes da gestão.
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, destacou a importância da participação da população. “Somente hoje foram recolhidas 16 toneladas de lixo e entulhos. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas é fundamental que cada cidadão colabore. Cuidar dos espaços públicos é um dever coletivo e reflete diretamente na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida da nossa cidade”, afirmou.
A diretora da Escola Municipal Auta de Souza, Daniele Régis, reforçou o apelo à conscientização da comunidade. “Pedimos que a população não descarte lixo ao redor da escola. O acúmulo traz insetos, ratos e causa transtornos para alunos, servidores e moradores. Quando cada um faz a sua parte, todos ganham”, ressaltou.
A gestão municipal reforça que o sucesso do Caicó Limpa depende do engajamento coletivo para construir uma cidade mais limpa, organizada e ambientalmente responsável.
O programa marca uma nova fase das políticas de limpeza urbana e educação ambiental do município, com ações itinerantes mensais, instalação de ecopontos móveis e atividades educativas voltadas à correta separação de resíduos, reciclagem e descarte adequado de lixo e entulhos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, na manhã desta quarta-feira (28), do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que ocorre na Cidade do Panamá.Lula será o segundo a discursar na abertura do evento, logo depois do presidente do país anfitrião, José Raúl Mulino.
Entre os temas a serem abordados pelos líderes da região estão infraestrutura e desenvolvimento, inteligência artificial, comércio, energia, mineração e segurança alimentar. Está prevista ainda a visita a uma das eclusas do Canal do Panamá, onde os chefes de Estado farão a foto oficial do evento.
Na agenda de Lula, também há a previsão de reuniões bilaterais e encontros com outros presidentes que também participam do evento. Equador, Guatemala, Bolívia, Chile e Jamaica já confirmaram presença.
Acordo bilateral
Com o presidente panamenho, Lula deve assinar um acordo de cooperação tratando de investimentos, expansão comercial e logística entre os países.
O Brasil é o 15º maior usuário do Canal do Panamá. Sete milhões de toneladas de produtos brasileiros exportados passam por lá. O intercâmbio entre os dois países aumentou 78% no último ano, chegando a US$ 1,6 bilhão, com destaque para as exportações brasileiras de petróleo e derivados.
O Panamá também foi o primeiro país da América Central a se associar ao Mercosul. A previsão é de que Lula retorne ao Brasil ainda hoje. O fórum continua até quinta-feira (29). Mais de 2,5 mil líderes políticos, empresários e acadêmicos participam do evento.
Os partidos União Brasil, Progressistas (PP), Partido Social Democrático (PSD) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) divulgaram, nesta semana, uma nota conjunta de apoio ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, em meio a uma investigação que envolve gestores de diversos municípios.
Na nota, as siglas manifestam solidariedade ao prefeito e reafirmam confiança na condução de sua gestão, destacando o compromisso com a transparência, o respeito às instituições e a responsabilidade com a administração pública.
“As legendas reafirmam nossa confiança na postura do prefeito Allyson, que tem pautado sua gestão pelo compromisso com a transparência, pelo respeito às instituições e pela responsabilidade com a coisa pública”, diz o texto.
Os partidos também ressaltam a importância do respeito ao devido processo legal, ao contraditório, à ampla defesa e à presunção de inocência, princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito. Segundo a nota, há confiança de que todos os fatos serão devidamente apurados pelos órgãos competentes.
“Seguimos ao lado de Allyson Bezerra, com a certeza de que todos os fatos serão devidamente apurados, com absoluto respeito às garantias legais”, afirmam.
Ao final do comunicado, as legendas reforçam a expectativa de que os esclarecimentos necessários serão feitos e que a verdade prevalecerá.
A investigação citada ainda está em curso e envolve gestores de diferentes municípios, sem que, até o momento, haja condenações ou conclusões definitivas sobre os fatos.
Cerca de 100 mil estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de obter a certificação dessa etapa poderão pedir, a partir de sexta-feira (30), a emissão da declaração autenticada de conclusão.
O pedido deverá ser feito de forma online, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelos candidatos com 18 anos ou mais que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida no edital para conquistar o “diploma”. O endereço para fazer o requerimento no portal do Inep ainda será disponibilizado.
“A partir da sexta-feira [30], quem quiser baixar e imprimir uma declaração do Inep autenticada, dizendo que alcançou a pontuação adequada para a certificação de conclusão e tem mais de 18 anos e, portanto, atende os critérios, terá a documentação afirmando que ele atendeu as condições necessárias”, informou o presidente do Inep, Manuel Palacios, em entrevista à Agência Brasil.
Ele aponta que é bastante comum que as instituições de ensino superior, sobretudo as públicas, aceitem a declaração de conclusão do ensino médio antes do certificado oficial de conclusão. A estratégia busca resolver o impasse dos candidatos que temiam o indeferimento da matrícula por não possuírem o diploma físico ou digital emitido pelas secretarias de Educação.
Sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, o presidente do Inep afirmou que as inscrições, encerradas na última sexta-feira (23), não serão reabertas para os candidatos que não se inscreveram por entender erroneamente que precisariam obter antes o certificado de conclusão do ensino médio. Palacios esclareceu que a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio não foi necessária para a inscrição no Sisu.
Segundo ele, o sistema de seleção para universidades e institutos federais já foi atualizado com os dados dos candidatos do Enem. Isso significa que aqueles que atingiram as notas mínimas para a certificação do ensino médio via exame já estavam devidamente habilitados no sistema, o que garantiu que pudessem realizar suas inscrições no Sisu dentro do prazo oficial, sem a necessidade de outros documentos.