Álvaro Dias anuncia passe livre no transporte de Natal no 2° turno
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), anunciou que a capital terá passe livre no segundo turno da eleições no próximo domingo (30). Em entrevista ao Repórter 98 desta segunda-feira (24), o gestor municipal afirmou que a titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, já entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) para encontrar uma alternativa para o passe livre.
“Eu determinei que ela (secretária) entrasse em contato, e ela me disse que teve hoje uma reunião com o pessoal do Seturn. Vamos ver uma forma da prefeitura realmente participar, a exemplo de outras capitais que também tomaram essa mesma posição para facilitar o transporte dos habitantes para que a gente possa diminuir a abstenção, acho que um dos motivos é esse. Então, nós vamos assumir a gratuidade do transporte de Natal no dia da eleição”, disse.
Além de Natal, outras capitais já confirmaram o passe livre, são elas: São Paulo (SP), Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AM), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e Vitória (ES).
No último dia 19, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para autorizar prefeituras e empresas de ônibus a oferecerem transporte público gratuito no segundo turno das eleições.
Os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes acompanharam o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, que considerou não enquadrou a medida como ato de improbidade administrativa ou crime eleitoral.
A decisão atendeu a pedido feito pelo partido Rede Sustentabilidade, que acionou o STF diante de um receio em relação à abstenção nas eleições deste ano.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.