Ativista da bandeira da justiça social, deputada Érika Hilton sugere quebrar patente do Mounjaro como punição a Trump pelo tarifaço

Em uma publicação nas redes sociais, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) questionou e sugeriu ao governo brasileiro uma medida para retaliar o governo Trump sobre o tarifaço.

“E se o Brasil resolvesse quebrar a patente de um dos medicamentos mais valiosos do momento, o Mounjaro, da gigante farmacêutica norte-americana Eli Lilly?”

Hilton explicou que, legalmente, o Brasil tem esse direito, devido à chamada Lei de Reciprocidade. Segundo ela, basta um “querer” nacional para que laboratórios brasileiros passem a fabricar o medicamento em versão genérica, mais barata, e o ofereçam ao mundo inteiro. Resultado? Um efeito dominó.

“Se quisermos, quebramos a patente do Mounjaro, por exemplo”, escreveu, mexendo com uma empresa avaliada em nada menos que 700 bilhões de dólares.

Na teoria de Erika, esse simples movimento faria as ações da Eli Lilly despencarem, causaria pânico nos fundos de investimento, aumentaria o desemprego nos EUA e até chacoalharia o sistema previdenciário americano.

Veja o que ela escreveu: “Legalmente, por conta da nossa Lei de Reciprocidade, o Brasil “pode” quebrar patentes de medicamentos de empresas dos EUA”.

“Se quisermos, quebramos a patente do Mounjaro, por exemplo. Aí, o valor de mercado da fabricante Eli Lilly, avaliado em 700 bilhões de dólares, despencaria após as farmacêuticas brasileiras passarem a vender um genérico mais barato para qualquer país interessado”.

“Só esse exemplo já causaria uma reação em cadeia, gerando perdas em fundos de investimento, desemprego e até mesmo abalos no sistema previdenciário nos Estados Unidos”.

“Obviamente, esse é um cenário hipotético, o Brasil não pretende fazer isso. Lula demonstrou que sua prioridade é negociar”.

“Pois “poder”, todos os presidentes do mundo podem muita coisa. Mas em democracias saudáveis, eles costumam fazer o que é necessário, não o que bem entendem. E também não costumam fazer o que o filho do Bolsonaro pede pra eles fazerem”, finalizou.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.