Audiência na ALRN discute bilhetagem única no transporte coletivo da Grande Natal

Uma audiência pública debateu a implementação de uma bilhetagem única no transporte coletivo da região Metropolitana de Natal. O objetivo dessa proposta é integrar os sistemas de transporte dos municípios vizinhos, de modo que os usuários possam utilizar um único bilhete para se deslocarem entre essas localidades, facilitando e agilizando o processo de pagamento das passagens. A audiência foi realizada nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

A deputada Terezinha Maia (PL), foi responsável por propor o debate sobre a implantação da bilhetagem única. A parlamentar ressaltou a importância desse tema para toda a população do Rio Grande do Norte, especialmente nos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Macaíba e Extremoz, que compõem a Grande Natal.

“É dever desta Casa do Povo pensar, discutir e propor instrumentos que possam trazer soluções que melhorem a vida da população de maneira permanente, eficaz e eficiente, com o menor ônus possível para a funcionalidade do sistema de transporte coletivo metropolitano. Dentre os elementos que compõem a problemática que envolve a população servida pelo transporte público na Região Metropolitana, de modo particular a população mais carente que, geralmente, trabalha em um município e reside em outro, a questão da bilhetagem única para o transporte coletivo surge como um dos maiores anseios da população”, disse Terezinha.

A deputada ressaltou que a região Metropolitana de Natal é composta por 15 municípios e enfatizou a necessidade de um tratamento diferenciado para essa questão, uma vez que a implantação da bilhetagem única impactará diretamente ou indiretamente metade da população do Estado. Ela destacou que outros estados já adotaram medidas adequadas para essa situação, o que reforça a importância de implementar essa solução.

Superintendente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras, entende que o transporte público precisa ser priorizado. “Esse modelo atual está totalmente superado, tanto na gestão como na remuneração. Precisamos pensar rapidamente em como financiar o transporte, pois somente pelas passagens não dá viabilidade. É preciso entender que o sistema de transporte é público e de responsabilidade do Poder Público. Necessitamos de uma gestão de transportes”, afirmou.

Representando o Governo do Estado, o diretor de Transportes do DER/RN, Rômulo José Carneval, defendeu que o órgão tem atuado pela bilhetagem única, mas tem esbarrado em questões legais. “A bilhetagem única é algo que venho lutando desde que estou no DER, mas hoje temos um impedimento jurídico que nos impede a unificação. Entendo eu que ela seria um passo importante para a integração do sistema de transporte da Região Metropolitana de Natal”, explicou o diretor.

Pelo município de Natal, o diretor de Estudos e Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), Alan Victor, informou que vem realizando reuniões conjuntas com o DER e reforçou a necessidade de ações integradas.

“Hoje os sistemas estão pensados de forma individualizada. Encontros como esse ajudam a avançar e aproximar os diálogos entres os entes. Essa integração é muito importante e o município tem todo o interesse em se unir aos demais para trabalharmos juntos nessa integração, que sabemos ser muito complexa, pois exige todo o reordenamento do sistema de transporte público da Região Metropolitana”, pontuou.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.