Aumento de furtos e roubos de cabos no RN preocupa autoridades e setor de energia

O Rio Grande do Norte registrou um aumento expressivo nos furtos e roubos de cabos e fios em 2024, conforme dados divulgados pela Neoenergia Cosern. Ao todo, foram 49 toneladas de cabos furtados da rede elétrica de baixa, média e alta tensão, o que representa um aumento de 55% em relação a 2023, quando o volume de furto foi de 31,61 toneladas.
Nos últimos cinco anos, pelo menos 154 pessoas foram conduzidas às delegacias no estado por furtos de fiações em postes e edificações. O crescimento alarmante dessa prática tem gerado grande preocupação entre autoridades do setor de energia e telecomunicações, além da Polícia Civil, que intensificou as investigações para combater os crimes.
Uma ação recente entre a Prefeitura de Natal, Polícia Militar e Polícia Civil resultou na apreensão de 500kg de cabos furtados, e cinco estabelecimentos comerciais foram flagrados com material roubado da rede pública.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), os registros de furtos de cabos elétricos no RN apresentaram um crescimento exponencial nos últimos cinco anos. De 75 ocorrências registradas em 2020, o número saltou para 828 em 2024, representando um aumento de 985%. Já os furtos de fios elétricos também mostraram um crescimento de 553% no mesmo período. Embora tenha ocorrido uma leve queda em 2024 em comparação com 2023, de 18,2% nos casos de cabos e 17,1% nos fios, a situação continua preocupante.
As autoridades seguem trabalhando para identificar criminosos e receptadores, além de buscar soluções para reduzir os danos causados por esse tipo de crime, que afeta a infraestrutura elétrica e causa prejuízos à população.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.