Brasil registra quatro feminicídios por dia em 2025 e atinge maiores números da história

Em 2025, o Brasil registrou quatro feminicídios por dia e dez tentativas de assassinatos contra mulheres.

São os maiores números da série histórica.

Ana Carolina Pereira Santana foi morta a facadas, pelo namorado, Lucas Alves Pereira, em fevereiro de 2025. Até hoje, Natalie, mãe de Ana Carolina, não consegue entender porque a filha foi vítima de uma violência tão brutal.

Só em 2025, o Brasil registrou 1.470 feminicídios.

Em média, quatro por dia. Foi o maior número da série histórica, que cresceu ano após ano. Também em 2025 foram 3.702 tentativas de feminicídios.

Dez por dia. E os números ainda vão aumentar, porque São Paulo, Alagoas, Pernambuco e Paraíba ainda não incluíram os feminicídios registrados em dezembro, no sistema do Ministério da Justiça.

O feminicídio foi incluído na lei como um agravante do homicídio em 2015. Nove anos depois, passou a ser um crime autônomo: matar mulher pela simples razão de ser mulher. A pena máxima aumentou de 30 para 40 anos. É a maior punição prevista na lei brasileira. Mas os números mostram que nada disso tem inibido os criminosos.

O secretário nacional de Segurança Pública disse que é preciso investir na estrutura de acolhimento das delegacias com treinamento dos agentes públicos.

Para a diretora de projetos do Instituto Sou da Paz, é preciso mais investimentos em medidas urgentes, para salvar quem está em perigo hoje.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.