Covid-19: avião da FAB pousa em Parnamirim com 12 pacientes de Manaus; total de transferidos sobe para 77


Mais 12 pacientes que estavam internados com covid-19 em quatro unidades hospitalares de Manaus foram transferidos para Natal. A decolagem, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) foi às 21h16 de ontem, no aeroporto de Ponta Pelada, zona sul de Manaus.

Seriam transferidos 14 pacientes, mas durante a avaliação prévia, dois não puderam embarcar por condições clínicas. Durante a viagem uma equipe médica acompanhou os pacientes até a internação no hospital de destino.

De acordo com o governo do Amazonas, 77 pacientes internados em unidades da rede estadual de Saúde já foram transferidos para tratamento em hospitais de outros estados: nove foram para Teresina, 23 para São Luís, 15 para Brasília, 15 para João Pessoa, 12 para Natal e outros três pacientes que foram para Rio Branco transferidos de Tabatinga.

Mais >

Um paciente Covid consome 7m³ de oxigênio em 24h. Entenda demanda


A alta no número de casos de covid-19 registrada no Amazonas nas últimas semanas conduziu a um colapso da saúde no estado. Hospitais estão superlotados, leitos de UTI vagos são raridade (a ocupação média supera os 90%) e pacientes morreram asfixiados.

A demanda por cilindros de oxigênio no Amazonas aumentou cinco vezes nos últimos 15 dias. Para abastecer todos os hospitais públicos e privados do estado seriam necessários, atualmente, cerca de 76,5 mil metros cúbicos (m³) diários do gás.

O volume necessário atualmente esbarra na capacidade limite da produção de empresas responsáveis pelo abastecimento da região. As três companhias que produzem oxigênio hospitalar no Amazonas (chamadas White Martins, Carbox e Nitron) têm capacidade de entregar, juntas, 28,2 mil m³ por dia – nem metade do solicitado. Ou seja: atualmente há um déficit diário de, no mínimo, 48,3 mil m³.

Um paciente consumindo 5 litros por minuto usa 7,2 m³ do gás a cada 24 horas. Com 60 litros por minuto, o consumo alcança 86 m³ diários. Leia Mais.

Diretor responsável pelo Enem morre em decorrência da Covid-19


O diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, general Carlos Roberto Pinto de Souza, morreu nesta segunda-feira 11 em decorrência de complicações da Covid-19. A diretoria que ele comandava é responsável pela elaboração do Enem, marcado para os dias 17 e 24 deste mês.

“A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”, diz nota divulgada pelo Inep nesta segunda, sem citar a Covid-19.

Mais >

Eduardo Cunha conclui livro sobre o Impeachment de Dilma e revela que Temer foi o grande conspirador


Livro-bomba “Tchau Querida, O Diário do Impeachment”, do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso pela Lava Jato, aponta Michel Temer como “o grande conspirador” do golpe que resultou no impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, em 2016.

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso pela Lava Jato, concluiu o livro que conta os bastidores que levaram ao impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, em 2016. Segundo a Coluna Radar, da revista Veja, “Cunha conta em detalhes como o vice de Dilma atuou ativamente para tomar o lugar da petista e “é pintado como o grande conspirador” responsável pelo golpe parlamentar.

Ainda segundo a reportagem, o livro-bomba “Tchau Querida, O Diário do Impeachment” terá 740 páginas e irá “revelar detalhes aterradores dos conchavos que marcaram a queda da petista”. A obra também traz detalhes sobre a participação de Rodrigo Janot, Sergio Moro, do deputado e atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) no golpe.

Mais >

Aos gritos de ‘Mito’, Bolsonaro mergulha em praia lotada no litoral de SP; banhistas hostilizam Doria


Por Uol

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nadou com banhistas da Praia Grande (SP), causando enorme aglomeração na água. No vídeo publicado pelo perfil do presidente, são exibidos ainda banhistas em coro dirigindo ofensas ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

PT vai negociar com Baleia análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro


O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) disputa o cargo de presidente da Câmara

O PT decidiu incluir a análise de pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como uma das condições para apoiar o candidato do MDB a presidente da Câmara, Baleia Rossi (SP).

A decisão foi tomada em reunião da bancada na manhã desta terça-feira (29). A avaliação foi a de que é preciso que Baleia se diferencie do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que o apoia, neste ponto. 

Isso porque Maia ignorou mais de 50 pedidos de impeachment contra Bolsonaro, sob a justificativa de que não havia ambiente político para instalá-los.

Mais >

FURANDO A FILA: STF também pediu reserva de 7 mil doses da Coronavac


O Supremo Tribunal Federal pediu ao Instituto Butantan a reserva de 7 mil doses da vacina Coronavac para serem aplicadas em servidores da corte.

O ofício do STF foi enviado para o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas,  no dia 30 de novembro, mesmo dia em que foi enviado pedido de reserva de vacinas para a Fiocruz que gerou a exoneração do secretário de Serviços de Saúde, Marco Polo Freitas.  

O argumento do pedido do STF era o de “imunizar trabalhadores que desempenham papel fundamental ao país”. A CNN apurou que o Butantan não vai responder ao pedido e oficialmente o instituto não divulgou posicionamento sobre a pedido.

Claudia Leitte aposta em Carnaval virtual para 2021


(FOLHAPRESS) – Há um ano, Claudia Leitte lançava a primeira parte de seu terceiro EP “Bandera Move” após dar à luz, Bela, e já estava na expectativa para a celebração dos seus 40 anos, completados em julho deste ano. Mas, passado o Carnaval, a cantora passou por exames após suspeitas de ter contraído Covid, e se isolou com a família em sua casa, nos EUA, por causa da pandemia.

Foram nove meses dedicados à saúde, aos estudos dos filhos -Davi e Rafael- e a produção do EP “Sol a Sol”, lançado neste início de mês. “Esse EP foi uma gestação mesmo. O sol nascendo, a esperança.” O último show dela foi em 8 de março, em São Paulo. Em 18 de dezembro, ela publicou um vídeo em suas redes sociais sobre a emoção de realizar o primeiro evento presencial, sem especificar o local, desde o início do isolamento social.

“É muito diferente fazer show em casa. Dou graças a Deus que a gente tem a oportunidade de fazer lives, não só pelo benefício material, mas pela missão que nos foi dada de entreter as pessoas. Isso tem mérito, tem valor. Mas viver é sobre encontrar pessoas. Sobre estar com pessoas.”

Mais >

Peru suspende teste com vacina chinesa da Sinopharm


O Peru anunciou nessa 6ª feira (11.dez.2020) a suspensão temporária dos ensaios clínicos da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinopharm para covid-19, após terem sido detetados problemas neurológicos em um dos voluntários.

O Instituto Nacional de Saúde peruano decidiu suspender os testes como medida de precaução, depois de um voluntário se ter queixado de dificuldades para mexer as pernas, devido a fraqueza, de acordo com órgãos de comunicação locais.

“Há alguns dias, comunicamos devidamente as autoridades reguladoras de que um dos nossos participantes [nos ensaios clínicos] apresentava sintomas neurológicos que poderiam corresponder a uma complicação conhecida como Guillain-Barré”, explicou o chefe da equipe de pesquisa principal dos ensaios clínicos da vacina, German Malaga, segundo a imprensa peruana.

Mais >

Tributos federais poderão ser pagos pelo Pix


O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) passará a contar com um QR Code que permitirá ao contribuinte fazer o pagamento dos tributos federais utilizando o Pix. Para ampliar a utilização da nova modalidade de pagamento, o Banco do Brasil passou a incorporar o método ao serviço de arrecadação prestado ao Governo Federal.

Nesta primeira fase, o sistema estará disponível apenas para as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). A previsão é de disponibilizar a opção ao Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), utilizado por todos os empregadores domésticos ainda neste mês.

Mais >

Após alta, Leda Nagle defende Ivermectina de 15 em 15 dias


A jornalista Leda Nagle publicou um vídeo em suas redes sociais para falar sobre o enfrentamento à Covid-19. A apresentadora de 69 anos chegou a ficar internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após contrair a doença, e teve alta no último dia 28.

No vídeo, Leda afirma que o uso de ivermectina pode ter ajudado a controlar os sintomas da doença. “Vitamina D em dose cavalar, direto, tudo isso eu fiz, zinco, ivermectina de quinze em quinze dias. Agora é o seguinte: os médicos admitem, eu falei com vários, eles foram muito atenciosos, que a ivermectina de quinze em quinze dias pode ter ajudado meus sintomas a não serem tão fortes”, declarou, ao lado do filho, Duda Nagle.

No vídeo, entretanto, Duda afirma que os sintomas da mãe foram graves se comparados aos das “pessoas que pegam” [a doença] e médios ao considerar que ela ficou internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Moraes decide que Bolsonaro não tem direito de desistir de depoimento à PF


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o presidente Jair Bolsonaro não pode desistir previamente de prestar depoimento no inquérito que investiga suposta interferência política na Polícia Federal. Moraes também determinou que cabe ao plenário da Corte definir a forma do interrogatório.

O presidente, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), disse no fim de novembro que optou por não prestar o depoimento. Para Moraes, relator do caso, não cabe a Bolsonaro determinar como será ouvido.

“A forma de interrogatório do Presidente da República será definida em decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal”, escreveu Moraes.

Mais >

COVID-19: Sinovac subornou autoridades chinesas para aprovar vacinas, diz jornal


A empresa chinesa Sinovac, desenvolvedora da vacina Coronavac para a Covid-19 que será produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, esteve envolvida em casos de suborno ao governo chinês. A informação foi revelada nesta sexta-feira (4) pelo jornal americano Washington Post.

De acordo com documentos de tribunais da China, o presidente da Sinovac, Yin Weidong, admitiu à Justiça em 2016 ter pago US$ 83 mil (R$ 428 mil) em propina para um funcionário da agência reguladora chinesa, Yin Hongzhang, e sua esposa, entre 2002 e 2011, para acelerar a aprovação de vacinas no órgão governamental.

Não há menção na reportagem a problemas ocorridos depois dessa data, como no processo de desenvolvimento da Coronavac.
Hongzhang foi preso e condenado a dez anos de prisão em 2017, por cobrar suborno de vários membros da indústria de vacinas chinesa.

Mais >

Governo Federal enviará mais de R$ 26 milhões para investimentos na Segurança Pública do RN


O Governo Federal vai repassar R$ 26.360.953 para investimentos na área de Segurança Pública no Rio Grande do Norte a partir de segunda-feira (30). O valor faz parte de um processo que vai destinar R$ 755 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) aos estados e Distrito Federal.

Em junho, R$ 502 milhões foram transferidos aos entes federados. Com isso,
chega-se ao montante de R$ 1,2 bilhões transferido via FNSP em 2020, o maior valor da história já repassado pelo Ministério às forças de segurança pública locais.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, os recursos
contribuirão para aquisição de equipamentos modernos, novas tecnologias,
viaturas mais seguras, capacitação profissional, entre outros. Para 2021, o
Ministério pretende trabalhar em conjunto com os secretários de Segurança
Pública na atualização dos eixos de financiamento e critérios de rateio dos
recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Transações com Pix têm que pagar imposto, defende Guedes


Paulo Guedes, ministro da Economia, voltou a defender a criação de um imposto nos moldes da antiga CPMF, isto é, um tributo sobre transações financeiras. Em uma conferência online realizada na quinta-feira (19), o ministro declarou que pretende abordar o assunto após o segundo turno das eleições municipais.

Para Paulo Guedes, o imposto deve ser cobrado sobre transações digitais, sobretudo aqueles realizadas pelo Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos que entrou em operação no Brasil em 16 de novembro.

A alíquota ainda teria que ser definida, mas o ministro defende taxas de 0,10% ou 0,15% sobre cada transação — no ano passado, o Ministério da Economia previu uma alíquota de de 0,4%: 0,2% de quem paga mais 0,2% de quem recebe.

Mais >

Beto Freitas e a má fama de espancar suas companheiras


Por violência contra a primeira esposa, Beto Freitas foi preso duas vezes, enquadrado na Lei Maria da Penha, por agredir a companheira. Passou seis meses preso e, quando saiu, não podia mais se aproximar dela devido a uma medida restritiva.

A segunda esposa de Beto, Marilene Santos Manuel, 40, com quem teve três filhos, rendeu-lhe o relacionamento mais duradouro. Foram quase 20 anos juntos. No fim, no entanto, as brigas do casal eram constantes e culminaram em violência doméstica.

João Batista Rodrigues Freitas tinha forte liderança sobre torcidas organizadas de bairros e era torcedor ativo do Esporte Clube São José, time da Série C do Campeonato Brasileiro. Beto passou a fazer parte da torcida organizada do time, Os Farrapos.

Veja o conteúdo na íntegra, aqui.

Comandante diz que Exército não é ‘instituição de governo’ nem tem partido; declarações ocorreram na semana em que o presidente Jair Bolsonaro defendeu uso de ‘pólvora’ para proteger a Amazônia


Foto: Reprodução/TV Globo

O comandante do Exército, general Edson Pujol, disse nesta sexta-feira (13) que a instituição não pertence ao governo e não tem partido político. O general discursou durante um seminário de Defesa Nacional, promovido pelas Forças Armadas. A declaração vai na linha do que Pujol disse na quinta-feira (12), durante uma live. Na ocasião, ele afirmou que os militares não querem fazer parte da política nem querem que a política entre nos quartéis.

Mais >

Ex-governador Pezão é internado com diagnóstico de covid-19


O ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, passou mal e foi internado em 1 hospital da capital fluminense com diagnóstico de covid-19. As informações foram divulgadas nesta 2ª feira (9.nov.2020) pela assessoria da Unimed Rio.

Segundo a operadora de saúde, Pezão deu entrada no hospital da Unimed, na Barra da Tijuca, no domingo (8.nov), com falta de ar. Ele estava em prisão domiciliar em sua residência, no município de Piraí, no interior do Estado.

O Hospital Unimed-Rio informa que o paciente Luiz Fernando de Souza foi admitido em nossa unidade na madrugada do último domingo, com queixa de dispneia. Teve diagnóstico de covid-19 confirmado e encontra-se internado em leito não intensivo, com quadro estável. Ainda não há previsão de alta hospitalar”, informou a Unimed, em nota assinada pelo médico Paulo Henrique Bloise, diretor médico do Hospital Unimed-Rio.

Com informações da Agência Brasil

Ex-Loira do Tchan vira agente da Polícia Rodoviária Federal


A ex-loira do Tchan está de profissão nova. Silmara Miranda, que dançou no grupo entre 2003 e 2007, substituindo Sheila Mello, foi aprovada no concurso para agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), aos 39 anos. A cerimônia de posse no cargo ocorreu em Florianópolis, em Santa Catarina, onde ela mora, na última sexta-feira, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Silmara compartilhou registros no Instagram ao lado de uma viatura da PRF e usando o uniforme da corporação, cujo salário bruto inicial é de R$ 9, 8 mil. Na legenda da imagem, ela escreveu a frase “Quando os sonhos se realizam”, em inglês. Em outro post, ela aparece com o Bolsonaro na formatura.

“Sim, estudei muito para pertencer a PRF. Não foi fácil, mas valeu a pena cada gota de lágrima e suor. A PRF é incrível”, festejou ela, que desde que deixou o grupo, se casou, teve uma filha, se divorciou, e se formou em Jornalismo e trocou Salvador por Florianópolis.

Corrida contra Covid: Anvisa interrompe testes da vacina chinesa CORONAVAC no Brasil após ‘evento adverso grave’


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente os testes em humanos da vacina chinesa Coronavac. A interrupção aconteceu por causa de um “evento adverso grave”, e foi anunciada nesta segunda-feira (9).

Essa é uma das candidatas a vacina contra o coronavírus e é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan (São Paulo). Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado.

A Anvisa disse, por meio de um comunicado, que foi notificada de um efeito adverso grave em 29 de outubro. A agência não informou, no entanto, a causa específica desta suspensão. São considerados “eventos adversos graves”:

Mais >