Censo do IBGE revela mais de 285 mil pessoas com deficiência no RN; Natal lidera entre os municípios

O Rio Grande do Norte conta com 285.304 pessoas com algum tipo de deficiência, segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento considera moradores com dois anos de idade ou mais e oferece um retrato detalhado da distribuição dessa população em todos os municípios do estado. A capital, Natal, aparece como o município com o maior número de pessoas com deficiência, somando 64.300 habitantes nessa condição.

Outras cidades com destaque em números absolutos são Mossoró (23.425), Parnamirim (15.040), São Gonçalo do Amarante (9.915) e Macaíba (6.936). O Censo também revelou um recorte de gênero: 162.204 mulheres relataram ter algum tipo de deficiência, ante 123.101 homens, evidenciando uma predominância feminina nesse grupo. Além das grandes cidades, municípios como Caicó e Pau dos Ferros também apresentam índices relevantes, o que demonstra a amplitude da questão em todo o território potiguar.

A divulgação dos dados serve como ferramenta estratégica para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão. Com informações por município, faixa etária e sexo, o estudo do IBGE fornece subsídios importantes para ações específicas em saúde, educação e mobilidade, ajudando a garantir direitos e melhorar a qualidade de vida da população com deficiência no Rio Grande do Norte.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.