Congresso dos EUA não aprova orçamento e governo Trump inicia shutdown nesta quarta 1º
Nesta quarta-feira 1º, o governo dos Estados Unidos inicia shutdown — paralisação parcial das atividades federais — após democratas e republicanos não chegarem a um acordo no Congresso para aprovar o orçamento do ano fiscal de 2026. A administração Trump ficará sem autorização para executar gastos até que um pacote seja votado.
De acordo com o CBO (Escritório de Orçamento do Congresso dos Estados Unidos), cerca de 750 mil funcionários poderão ser dispensados temporariamente a cada dia, com custo diário estimado em US$ 400 milhões em compensações.
A Casa Branca havia emitido alerta para que agências federais preparassem planos de demissão em massa diante da paralisação. Serviços de saúde e segurança pública, considerados essenciais, seguem em operação. Outras agências, no entanto, ativaram planos de contingência para determinar quais operações continuam em funcionamento.
Companhias aéreas dos Estados Unidos afirmaram que a paralisação pode causar transtornos no setor e provocar atrasos em voos. Sindicatos de controladores de tráfego aéreo e da Administração de Segurança de Transportes pediram ao Congresso que evite a continuidade do shutdown.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.