Dr. Síldilon Maia: Caicó e seu trânsito municipalizado

Tenho acompanhado várias experiências de municipalização de trânsito Brasil afora. Um traço comum entre elas: a demarcação de espaços adequados para estacionar, a sinalização e a cobrança pelo estacionamento em vias públicas.

E essa é uma forma excepcional de arrecadação, na qual o condutor remunera o município pagando em média R$ 2,00 por hora. E, hoje em dia, com telefones celulares, Internet e placas de trânsito com QR code, todo o processo de pagamento é feito de imediato. Os municípios de Petrópolis e Paraty, no Rio de Janeiro, e de Itajaí, em Santa Catarina, são ótimos exemplos.
Não preciso explicar matematicamente que a fonte de arrecadação é boa. Shopings de médio porte conseguem arrecadar milhões com estacionamento.

E o que Caicó fez de diferente? Colocou a polícia na rua para multar, mas não criou vagas de estacionamento, não sinalizou e nem deu alternativa aos motoristas.

A idéia que se passa é a de que o uso de carros será proibido a qualquer momento!
Hoje eu fui multado e não me eximirei do dever de pagar a multa. Mas, como cidadão, quero o melhor para o meu município: espaços bem demarcados de estacionamento, placas indicativas, cobrança pelo estacionamento e boa aplicação do que for arrecadado.

Com planejamento e organização todos ganham, inclusive a população que será destinatária final da arrecadação. Com indústria de multa, todos perdem.

Síldilon Maia
cidadão caicoense

1 Comentário

Franco

out 10, 2022, 7:10 pm Responder

Boa noite,o senhor está completo de razão,eu sou motorista de caminhão,estou em Caicó todas as semanas realizando entregas,eu sei oque eu passo pra realizar uma entrega no centro da cidade, não tem placas de cargas e descargas e as que existe são ocupados por carros de passeios,oque dá pra perceber é o intuito dessas fiscalização é somente arrecadar dinheiro ,pq pra si fiscalizar é preciso te dá o direito de fazer o certo,mais vai fazer o certo como?si as sinalização não te dão o direito de estacionar no seu devido lugar,si fica complicado,si cobra mais não te dá condições de fazer o correto.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.