Em Natal, Parte do Baobá do Poeta cai, derruba muro e interdita rua
A árvore centenária Baobá do Poeta, localizada em Lagoa Seca, teve mais uma parte de sua estrutura caída nesta segunda-feira (17). O galho despencou e caiu dentro do terreno ao lado, quebrando o muro que dividia as propriedades, durante a madrugada. Pela manhã, o trânsito na rua São José ficou lento devido a interdição parcial da rua para remoção do entulho.
A empresa resposável por remover o entulho afirmou que não tem previsão de liberação da via. Moradores e trabalhadores ouvidos pela reportagem relataram preocupação com a nova queda de uma parte da árvore. Segundo funcionário que trabalha nas proximidades, e que preferiu não se identificar, há o temor de que o Baobá caía em cima das casas e comércios.
Procurada, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), afirmou que: “O Baobá fica em uma propriedade privada. A Prefeitura não tem gerência e não pode executar nenhum tipo de serviço na área”.
Em maio deste ano, a TRIBUNA DO NORTE noticiou a queda de um dos galhos da árvore, que foi submetida a análises técnicas por uma equipe multidisciplinar que reúne especialistas da Ufersa, UFRN e IDEMA. As primeiras investigações apontaram a presença de fungos saprófitas em material seco recolhido, o que, por ora, sugere que o microrganismo pode estar se alimentando de partes mortas sem atacar tecidos vivos.
A Prefeitura de Natal reconheceu oficialmente a importância do Baobá do Poeta: em 2023, foi instituído no calendário do município o “Dia do Baobá”, celebrado anualmente em 20 de julho.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.