Em sua primeira oração dominical, Papa Leão XIV clama por paz na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza

Na manhã do último domingo (11), o Papa Leão XIV fez um apelo enfático por paz e solidariedade global durante sua primeira oração dominical como pontífice, realizada na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O novo papa, eleito na última quinta-feira e o primeiro norte-americano a ocupar o cargo, pediu um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, a libertação de reféns e o envio urgente de ajuda humanitária, além de defender uma paz justa e duradoura para a Ucrânia.
Leão XIV também evocou a memória do fim da Segunda Guerra Mundial, que completa 80 anos em 2025, e citou palavras do Papa Francisco ao alertar para o atual cenário global de conflitos. “Vivemos uma terceira guerra mundial em pedaços. Nunca mais guerra!”, declarou, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Em tom emocional, o pontífice também celebrou o Dia das Mães, lembrado neste domingo em diversos países, com uma mensagem afetuosa: “Um feliz dia a todas as mães, incluindo aquelas que estão no céu.”
Mais cedo, Leão XIV celebrou uma missa privada nas grutas da Basílica de São Pedro, próximo ao túmulo do apóstolo que é considerado o primeiro papa da Igreja Católica. A celebração contou com a presença do superior da Ordem de Santo Agostinho, padre Alejandro Moral Anton, da qual Leão faz parte.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.