Empresário explica como ir do zero ao topo e ter uma empresa entre as mais fortes no segmento de refrigeração no RN: “Vendi um carro novo para começar e fui chamado de doido”

Sair de um segmento que já conhece e ir para outro sem o menor domínio, esse seria o risco mínimo a ser enfrentado pelo empresário refrigerista Leandro Allan, que entrou para o ramo da refrigeração em 2016 e hoje tem uma cartela invejável de clientes em todo o Estado, além de dominar o “mercado do frio” na capital Potiguar.

A empresa de Leandro (ARCON) atende mais de 70 condomínios na Grande Natal, sendo responsável pela manutenção preventiva (limpeza), manutenção corretiva (conserto), instalação, desinstalação, venda e aluguel de ar condicionados de centenas de condôminos em Natal e na Grande Natal, fruto de muito trabalho e competência.

O INÍCIO DE TUDO

“Me chamo Leandro Allan, tenho 42 anos, casado com Ilana Cristina há 16 anos, e temos um filho de 9 anos, chamado Arthur Breno. Formado em estatística, estou empresário no segmento de refrigeração há 7 anos, e venho de uma família refrigerista, onde tudo começou com meu avô, um dos primeiros na refrigeração aqui no RN. Depois o meu pai iniciou o processo, ao qual com os rendimentos criou a mim e meu irmão. Até então, meados dos anos 2000, eu não imaginava ser do segmento, sempre trabalhei com telecomunicações, daí em 2016, resolvi abrir meu próprio negócio, usar os aprendizados que adquiri na Oi Telecom (antiga Telemar).

Formatei um modelo de negócio que não era simplesmente abrir mais uma empresa de Refrigeração, era abrir a empresa de Refrigeração. Aí passei 6 meses estudando como inovar no segmento e logo busquei soluções em São Paulo, onde encontrei novidades, trouxe para cá e hoje somos uma das grande empresas de refrigeração do RN, com uma carteira de mais de 1.000 clientes. Já estamos executados nossos serviços em mais de 70 condomínios de Natal e Grande Natal. Trabalhamos também com manutenção preventiva (limpeza), corretiva (conserto), instalação, desinstalação, venda e aluguel de ar condicionado. Estamos situados no centro de Natal (Lagoa Nova, próximo à arena das dunas). A ideia é galgar novos ares e abrir filiais em Mossoró e João Pessoa.

Nesse processo todo teve uma parte que é a que mais gosto de contar, claro, porque tudo terminou bem, poderia não ter dado certo, mas graças a deus, deu certo sim. A empresa iniciou os trabalhos em 2016 mas para isto precisei vender um carro zero, era o que eu tinha para investir na empresa, algumas pessoas acharam que eu era doido, mas fui em frente.

O início da Arcon foi com uma moto e uma carrocinha e um funcionário. A oficina era a garagem do meu apartamento e os serviços executados em cima da carrocinha, com 1 ano depois, contratei outro colaborador, minha sogra emprestou um quartinho para ser a oficina e assim, fui crescendo. Após mais de 6 anos, hoje temos 4 viaturas, 3 equipes, 10 colaboradores ao todo, uma empresa de serviço em refrigeração e uma outra de peças de refrigeração para venda ao público refrigerista.

Com a graça de Deus e ajuda dos amigos, vamos evoluindo sempre.

Leandro Allan (Leandro da ARCON)

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.