“Eu avisei”: O lobby de Walter Alves funcionou
O Blog Jair Sampaio já havia alertado que o vice-governador Walter Alves (MDB) fazia um movimento político calculado — verdadeiro lobby — ao deixar escapar, de forma intencional, que não teria interesse em assumir o Governo do Estado sob o argumento de dificuldades econômicas. À época, a avaliação do blog era de que a fala não era despretensiosa, mas parte de uma articulação mais ampla no tabuleiro político de 2026.
A confirmação de que a análise estava correta veio nesta segunda-feira (29), com a nota conjunta divulgada pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo próprio Walter Alves. No comunicado, após reunião política e administrativa, ambos afirmam que as definições eleitorais do Rio Grande do Norte para 2026 serão tratadas diretamente com as instâncias nacionais do PT e do MDB, em Brasília.
Ao transferirem a decisão para as “lideranças maiores” dos dois partidos, Fátima e Walter praticamente encerram qualquer especulação local sobre projetos alternativos. Na prática, a nota liquida o sonho do deputado João Maia de levar Walter Alves e o MDB potiguar para o projeto do prefeito Allyson Bezerra como candidato ao Governo do Estado.
O texto deixa claro que a aliança entre PT e MDB segue vinculada a um projeto nacional, o mesmo que sustentou a vitória de Lula em 2022 e que hoje dá base ao governo estadual. Ao afirmar que os interesses do Rio Grande do Norte devem prevalecer sobre projetos pessoais ou partidários, a nota reforça que decisões estratégicas não serão tomadas de forma isolada no estado.
Assim, o que parecia apenas uma justificativa econômica de Walter Alves se revela, agora, como uma jogada política bem ensaiada — exatamente como o Blog Jair Sampaio havia antecipado.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.