Ex-ministro da Defesa chama Moraes de “comandante” durante depoimento no STF

Durante depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira cometeu uma gafe ao chamar o magistrado de “comandante”. O general relatava uma reunião realizada em 14 de dezembro de 2022, quando o então presidente Jair Bolsonaro teria apresentado uma minuta de golpe aos comandantes das Forças Armadas. Ao tentar explicar que não deu continuidade à proposta, Nogueira se corrigiu rapidamente, e Moraes respondeu com bom humor, dizendo que já havia recebido elogios piores nas redes sociais.

No depoimento, Paulo Sérgio Nogueira negou qualquer pressão por parte de Bolsonaro para alterar o relatório das Forças Armadas sobre as urnas eletrônicas. Segundo o ex-ministro, ele não despachou documentos nem levou relatórios para que o presidente assinasse, ressaltando que o trabalho técnico tinha como objetivo apenas fiscalizar o processo eleitoral, e não apontar fraudes. Ele reforçou que o presidente jamais tentou interferir no conteúdo dos relatórios.

O general também mencionou uma carta encaminhada ao então comandante do Exército, general Freire Gomes, que expressava a preocupação do governo federal com o tema. O depoimento faz parte das investigações em curso no STF sobre os episódios que envolveram tentativas de golpe e pressões durante o processo eleitoral.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.