Francisco do PT testa positivo para Covid e não recebe Comenda Jatobá devido isolamento

Diagnosticado com Covid-19 neste fim de semana, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Francisco do PT foi o único parlamentar potiguar a receber a Comenda Jatobá, em reconhecimento por sua atuação na luta contra o racismo no Estado.
Autor da Lei nº 11.004/21, que proíbe a nomeação de pessoas condenadas por crimes raciais em cargos de confiança no Rio Grande do Norte, o deputado está em isolamento social desde então e foi representado, durante a solenidade de entrega da Comenda, em Mossoró, pelo seu chefe de gabinete e engenheiro agrônomo Caramurú Paiva.
Único político entre as 20 personalidades potiguares indicadas para a premiação e referendadas pelo Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR), Francisco comentou sobre o diagnóstico positivo para Covid e sobre a emoção em ser homenageado por lutar contra o crime de racismo em todo o Rio Grande do Norte.
Enquanto estiver afastado dos trabalhos presenciais na CPI que investiga supostas irregularidades em contratos durante a pandemia de Covid no Estado, o deputado será substituído por sua suplente, a deputada estadual Isolda Dantas, que já o substituiu durante as sessões da semana passada, sem prejuízos à comissão, que já está em sua fase final.
“Sinto-me bastante honrado pelo reconhecimento por lutar por uma causa tão importante, ainda mais em um dia tão significativo como o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Testei positivo para Covid, mas estou bem, graças a Deus. Tomei as duas doses da vacina e os sintomas estão muito leves. Até o próximo fim de semana, terei que ficar em isolamento social, cumprindo as recomendações médicas”, explicou.
Francisco lamentou o fato do racismo ser ainda tão presente nos dias atuais, gerando sofrimentos, violências físicas e emocionais e, em muitos casos, até mesmo a morte de pessoas somente pela sua cor de pele. “Nosso trabalho é combater o racismo, desestimular essa prática tão nefasta e que vem sendo combatida no mundo todo, em que pese o fato de que algumas pessoas infelizmente ainda insistem na prática deste crime contra a humanidade, os marcos civilizatórios de convivência social”, disse.
Além de personalidades negras e instituições, a comenda foi entregue também a pessoas com ações de destaque na luta antirracista. A solenidade aconteceu durante o 3º Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Amerindios de Mossoró, realizada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), como uma das atividades da 1ª Semana Estadual da Igualdade Racial, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH) e parceiros.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.