Gargalheiras cheio garante abastecimento de água para duas cidades do RN por até 4 anos, diz Caern
A cheia do açude Gargalheiras, em Acari, garante o abastecimento de água por até quatro anos para moradores de duas cidades potiguares: a própria Acari e Currais Novos. A estimativa é da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
O reservatório, que começou a transbordar na noite desta quarta-feira (3), gerando festa e comoção na região, tem capacidade para 44 milhões de m³ de água. As águas do Gargalheiras abastecem 100% da população de Acari e cerca de 30% de Currais Novos. Juntas, as duas cidades têm quase 52 mil habitantes, de acordo com o último Censo.
Após a sangria, as águas do Gargalheiras seguirão o percurso da bacia do rio Piranhas-Açu. Depois do açude de Acari, as águas continuam para a barragem Passagem das Traíras, no município de Jardim do Seridó, e culminam na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que fica entre as cidades de Assú, Itajá e São Rafael.
Em entrevista à Jovem Pan Natal nesta quinta-feira (4), o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Paulo Sidney, destacou que o nível de água no Gargalheiras subiu rapidamente nas últimas semanas. Em janeiro, o reservatório estava com apenas 1,37% da capacidade preenchida.
As fortes chuvas que caíram no RN nos últimos aceleram a cheia do açude, que recebe águas de outros reservatórios, como o Dourados, localizado em Currais Novos – que tem capacidade para 10 milhões de m³ e sangrou no dia 14 de março.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.