Globo dedica mais de 3 minutos do Jornal Nacional para apresentar trajetória de Jorge Messias, indicado de Lula ao STF
A TV Globo dedicou mais de três minutos do Jornal Nacional desta quarta-feira (20) para destacar a trajetória considerada “ilibada” do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Messias foi chamado por Lula ao Palácio da Alvorada no fim da manhã. Horas depois, o governo divulgou nota oficial confirmando a escolha. Em seguida, o presidente publicou nas redes sociais:
“Faço essa indicação na certeza de que Messias seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito no STF, como tem feito em toda a sua vida pública.”
Sabatina e aprovação no Senado
Com longa atuação jurídica e bom trânsito entre os ministros da Corte, Jorge Messias agora enfrentará a etapa decisiva: a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Após a análise na comissão, será necessária a aprovação da maioria dos 81 senadores em votação no plenário.
A indicação não passou despercebida no meio político. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), tinha preferência pelo nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD). Questionada após o anúncio oficial, a assessoria de Alcolumbre afirmou que ele irá avaliar “dentro de suas prerrogativas” os próximos passos da tramitação.
A indicação de Messias abre mais um capítulo importante na relação entre o Executivo e o Senado, que terá papel decisivo no destino do novo postulante ao Supremo.
#JorgeMessias #STF #Lula #JornalNacional #Política #Senado #CCJ #DaviAlcolumbre #RodrigoPacheco
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.