Governo do RN lança edital de credenciamento para artistas e grupos da cultura popular
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/RN) e da Fundação José Augusto (FJA), lançou o Edital nº 002/2026, destinado ao credenciamento de artistas, grupos, mestres e mestras da cultura popular do estado.
A chamada pública tem como objetivo formar um cadastro de artistas populares aptos à contratação, reconhecendo trajetórias, saberes e práticas culturais que contribuem para a preservação, transmissão e fortalecimento das culturas populares e tradicionais potiguares.
As contratações previstas nesta chamada pública serão financiadas com recursos do Ministério da Cultura, por meio do Convênio Transferegovbr N° 971578, celebrado entre a União, por intermédio do Ministério da Cultura, Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar, destinada pelo deputado federal Fernando Mineiro.
Governo do RN lança edital de credenciamento para artistas e grupos da cultura popular
Poderão ser credenciados todos(as) os(as) artistas, grupos, mestres e mestras que atenderem aos critérios estabelecidos no edital. A partir desse cadastro, a Secult/RN e a Fundação José Augusto poderão realizar contratações futuras, conforme a demanda institucional e a disponibilidade orçamentária, estando prevista a contratação de até 25 Mestres e Mestras, com valor individual de R$ 10 mil, totalizando um investimento estimado de R$ 250 mil.
Podem participar pessoas físicas residentes no Rio Grande do Norte, com trajetória reconhecida nas culturas populares e tradicionais, sendo referências em seus territórios e comunidades pela transmissão de saberes, práticas e expressões culturais.
O Edital nº 002/2026 integra as políticas públicas do Governo do Estado voltadas à valorização da diversidade cultural, da ancestralidade e dos conhecimentos tradicionais, reafirmando o compromisso com aqueles e aquelas que mantêm viva a cultura do Rio Grande do Norte.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail, no período de 10 a 30 de janeiro de 2026, pelo endereço [email protected], conforme as orientações e a documentação exigidas no edital.
O edital completo está disponível para consulta nesta pasta.
Visite o site www.cultura.rn.gov.br.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.