Governo federal estuda proposta para pagar vale-refeição pela Caixa
O governo federal estuda uma proposta que eliminaria as empresas que operam vale-refeição ou alimentação no país. Os pagamentos seriam disponibilizados para os funcionários por uma conta da Caixa Econômica Federal, semelhante à utilizada para consulta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A informação é do Metrópoles.
O modelo acabaria com as taxas pagas por empregadores e estabelecimentos para as operadoras de vouchers. Estima-se que a medida traria economia de R$ 5 bilhões, sem as taxas, ao sistema relacionado ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
A proposta foi apresentada aos ministérios da Fazenda e do Trabalho e Emprego por representantes da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em reuniões no início de julho e na última semana, respectivamente, e bem recebida. Ainda não há previsão de quando a novidade pode ser aplicada.
O benefício, disponibilizado na conta alimentação, não estaria disponível para saque. Com um cartão ou aplicativo, os beneficiários poderiam gastar o saldo nos supermercados ou restaurantes cadastrados.
A medida mantém a isenção fiscal concedida aos empregadores com o pagamento do vale-refeição ou alimentação. Também aumentaria a adesão de estabelecimentos, que só precisariam se cadastrar uma única vez ao invés de diferentes cadastros para as bandeiras de voucher alimentação, cada um com sua respectiva taxa.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.