Grupo terrorista Hamas cede após pressão de Trump e promete entregar reféns e acabar com guerra contra Israel
É a oitava guerra que Trump elimina desde que começou seu segundo governo nos EUA
O grupo terrorista Hamas anunciou nesta sexta-feira (3) que aceita libertar os reféns israelenses, mas quer negociar diversos outros pontos do plano de paz apresentado pelo presidente Donald Trump.
Em um comunicado, o Hamas declarou que concorda em libertar todos os reféns vivos e entregar os corpos dos mortos. Também aceita deixar a administração de Gaza para um conselho técnico de palestinos independentes, formado com base no consenso nacional palestino e com o apoio árabe e islâmico. O Hamas agradeceu os esforços internacionais, como o do presidente americano, Donald Trump, e se disse pronto para negociar com mediadores detalhes do acordo.
Mas ainda há divergências em alguns pontos. O grupo terrorista sinalizou, por exemplo, que quer participar da discussão sobre o futuro de Gaza e contribuir com a proposta de forma responsável. O acordo anunciado por Trump diz que o Hamas não terá nenhuma responsabilidade em um futuro governo.
Em entrevista à Al Jazeera, um representante do grupo terrorista disse que o Hamas só vai se desarmar depois que a ocupação de Israel terminar – mais uma divergência do plano de Trump, já que o acordo prevê que o grupo entregue as armas imediatamente e que a saída de Israel seja em fases. O representante do Hamas também disse que não é realista libertar todos os reféns dentro do prazo de 72 horas.
Donald Trump reagiu ao anúncio do Hamas. Em uma publicação, disse que acredita que eles estejam prontos para uma paz duradoura; que Israel deve interromper imediatamente os bombardeios a Gaza, para que os reféns possam ser libertos com segurança e rapidez; e concluiu:
“Não se trata apenas de Gaza, trata-se da paz há muito almejada no Oriente Médio”.
Trump pediu que todos os palestinos inocentes deixem imediatamente a região que ele classificou como de grande risco de morte e escreveu que o acordo, se aceito, também poupa as vidas de todos os terroristas restantes do grupo.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.