Haddad elogia Alckmin e alfineta Tarcísio após Governador culpar Lula por tarifas de Trump

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) pelo trabalho à frente do governo de São Paulo em gestões passadas e ironizou a administração de Tarcísio de Freitas (Republicanos). A declaração foi feita nesta quinta-feira (10/7), em meio à polêmica gerada pela tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

“Eu queria chamar a atenção, porque o presidente Alckmin tem inovado e modernizado. Ele já fez isso, muitas vezes, nas quatro vezes que liderou o estado de São Paulo. Naquele tempo, a gente não celebrava ataque estrangeiro”, afirmou Haddad, em recado direto ao atual governador paulista.

A fala ocorreu durante o anúncio do decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reduzir as alíquotas do IPI de carros econômicos e movidos a energia limpa, como parte do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).

O embate se intensificou depois que Tarcísio culpou Lula pelas sanções de Trump, acusando o petista de priorizar “ideologia acima da economia”. Em resposta, Haddad reforçou a defesa do governo e mirou na postura do governador, enquanto Trump justificou a tarifa dizendo que Bolsonaro estaria sendo perseguido no Brasil.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.