Índios bloqueiam BR-101 para tentar soltar cacique preso por porte de armas e munições na Bahia; Protesto já dura 2 dias

Cerca de 30 indígenas protestaram e bloquearam a BR-101, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, desde essa segunda-feira (7). O objetivo da ação é reivindicar a soltura de Welington Ribeiro de Oliveira, o cacique Suruí Pataxó, em uma ação da Força Nacional de Segurança.

Ele e outras duas pessoas foram presas na última quarta (2), pela Polícia Federal (PF), após agentes flagrarem o grupo com armas no território indígena de Barra Velha, zona de tensão agrária localizada em Porto Seguro.

A Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo (Apoinme), que representa o grupo repudiou o ato. A entidade afirma que o cacique sofre ameaças de morte há anos, é defensor de direitos humanos e foi preso injustamente.

Por volta das 8h30, o grupo interditou totalmente o trecho da rodovia, nas proximidades do trevo de Itamaraju, próximo à entrada do Parque Nacional Monte Pascoal. Até as 19h desta segunda, o protesto não havia terminado.

Na sexta-feira (4), os manifestantes também bloquearam a via para reivindicar a soltura de Welington Ribeiro e pela assinatura da Portaria Declaratória da Terra Indígena Barra Velha de Monte Pascoal.

“Este ato é mais uma demonstração da força e da resistência do Povo Pataxó diante da violência institucionalizada e do descaso do Estado brasileiro. A criminalização das lideranças indígenas é uma estratégia histórica para tentar silenciar as vozes e travar a luta por direitos constitucionais, como a demarcação das terras”, disse a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas, por meio de nota.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.