Interiorização do PROEDI beneficia 65% da indústria potiguar
Um total de 4.167 empregos foram gerados entre junho e dezembro de 2024 nas empresas potiguares beneficiadas pelo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio Grande do Norte – PROEDI. Dados relativos à participação, interiorização, competividade e investimentos no setor da indústria no ano passado estão disponibilizados a partir desta quarta-feira 19 no site oficial da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do RN (SEDEC) do Governo do Estado.
O balanço apresenta uma análise dos principais impactos do programa no último semestre de 2024. Nele, são destacados os números de empregos gerados (diretos e terceirizados), a participação do programa na indústria do RN, além da distribuição das empresas beneficiadas por localização e o perfil do porte dessas empresas.
O saldo de empregos gerados em 2024 passou de 51.812 para 55.979, fechando o ano com a participação de 65% das empresas do RN no programa que obteve 44 novas adesões entre junho e dezembro de 2024, totalizando 302 indústrias participantes ao mecanismo de incentivo fiscal criado em 2019 pelo Governo do Estado em substituição ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do RN (PROADI).
“O PROEDI se consolidou como uma política de incentivo fundamental para impulsionar a indústria, conter o fluxo migratório de empresas e fortalecer a economia potiguar, garantindo milhares de postos de trabalho. Saímos de um cenário aonde as empresas deixavam o Rio Grande do Norte, e não só evitamos essa saída, mas passamos a atrair novos investimentos. E acrescento: no interior do estado, não sendo limitado à Região Metropolitana de Natal”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
As áreas industriais que mais empregaram foram: alimentos com 33,78%; têxtil com 25,40% seguidas por mineração, química/bioquímica, insumos da produção para Construção Civil e máquinas e equipamentos.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.