Isolda Dantas e Samanda Alves lançam candidatura à presidência do PT no RN e vão enfrentar Divaneide Basílio

A deputada estadual Isolda Dantas e a vereadora de Natal, Samanda Alves, anunciaram, na última sexta-feira (16), uma candidatura conjunta à presidência do PT no Rio Grande do Norte. Sob o lema “Por um PT de coragem e esperança do interior à capital”, a chapa propõe um mandato de quatro anos, com cada uma delas presidindo o diretório estadual por dois anos: Samanda Alves no primeiro biênio e Isolda Dantas no segundo.

A candidatura é a segunda à presidência do PT no estado anunciada nesta semana. Na quarta-feira (14), a deputada estadual Divaneide Basílio também lançou seu nome para a disputa.

Samanda Alves, integrante da corrente interna Avante, tem forte vínculo com a governadora Fátima Bezerra e o deputado estadual Francisco do PT. Já Isolda Dantas faz parte da corrente Democracia Socialista, à qual pertencem também a vereadora Brisa Bracchi (Natal) e Plúvia Oliveira (Mossoró).

A eleição interna do PT, chamada de Processo de Eleição Direta (PED), ocorrerá no dia 6 de julho de 2025, das 9h às 17h, com votação secreta. Podem participar todos os filiados até o dia 28 de fevereiro de 2025.

Biografias das candidatas

Samanda Alves, filiada ao PT desde 2003, é vice-presidente do PT Natal e, em 2022, alcançou a 1ª suplência de deputada federal, com votos em todos os municípios do Estado. Isolda Dantas, militante do PT desde os 16 anos, foi a mulher mais votada da história da Assembleia Legislativa do RN, com 57.046 votos. Ela também presidiu o PT Mossoró por seis anos e foi candidata a prefeita de Mossoró pelo partido em 2020.

Em suas falas, ambas destacaram o compromisso com as bases do partido e com a luta por mudanças. Isolda afirmou que o PT “é feito de gente cheia de coragem e esperança”, enquanto Samanda ressaltou a necessidade de uma direção capaz de enfrentar os desafios contemporâneos e fortalecer o PT em todos os municípios potiguares.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.