Israel intercepta barco com Greta Thunberg e ativistas que tentavam chegar a Gaza; vídeo
O governo de Israel informou na noite deste domingo (8) – madrugada de segunda (9) no horário local – que a Marinha do país interceptou o barco de ativistas que tentavam chegar à Faixa de Gaza.
Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, a embarcação Madleen foi conduzida em segurança para a costa de Israel e os ativistas serão mandados de volta a seus países.
O barco estava em águas internacionais, ainda distante da costa. Faziam parte da missão a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, mundialmente conhecida, e o brasileiro Thiago Avila.
Em um vídeo divulgado pela comunicação do grupo, Greta disse que teria sido atacada e o grupo sequestrado pelas forças de Israel, e pediu que seus seguidores e familiares pressionassem o governo sueco a exigir de Israel a sua libertação.
As imagens foram gravadas antes da interceptação. O governo de Israel desmentiu a fala da ativista e mostrou como foi a abordagem ao grupo.
“A interceptação foi pacífica, todos foram mantidos em segurança, receberam água e sanduíche e foram levados para a costa de Israel para que as medidas de saída do país fossem tomadas, o show acabou”.
Os ativistas saíram do sul da Itália há uma semana com o objetivo de levar comida e medicamentos à população civil de Gaza.
O governo de Israel mantém o território sob cerco total e diz que isso é necessário para impedir que o Hamas receba armas e ajuda externa.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.