Janja imita carro do gás durante lançamento do programa “Gás do Povo” e ajuda divulgar a ação
O governo federal lançou nesta quinta-feira (4) o programa “Gás do Povo”, iniciativa que promete distribuir gratuitamente botijões de gás a 15,5 milhões de famílias, alcançando cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. O lançamento aconteceu no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Janja da Silva, que chamou atenção ao imitar o carro do gás em tom descontraído durante o evento.
O novo programa substitui o modelo do Auxílio Gás, no qual o benefício era pago em dinheiro. Agora, as famílias contempladas poderão retirar diretamente o botijão em revendedoras credenciadas, o que, segundo o Palácio do Planalto, aumenta a eficiência, a transparência e o controle da política pública.
A operacionalização será feita de diferentes formas:
- Aplicativo oficial do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que permitirá localizar revendas credenciadas e acessar o vale eletrônico;
- Cartão próprio do programa ou o cartão do Bolsa Família;
- Vale impresso, disponível em agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.
Com o “Gás do Povo”, o governo busca reduzir o peso do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda e evitar tragédias registradas em lares onde a população, sem condições de comprar o botijão, recorreu a métodos alternativos e perigosos para cozinhar.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.