“Jogada de Trump”: Jornalistas da GloboNews reagem a declaração de líder do PL sobre proposta de Trump após conversa com Lula
A declaração do líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), provocou reação entre jornalistas da GloboNews nesta segunda-feira (6). O parlamentar afirmou que “foi uma grande jogada de Trump ter colocado o seu secretário Marco Rubio para negociar com o Brasil a partir de agora”, em referência à nova etapa das tratativas bilaterais após a videoconferência entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente norte-americano Donald Trump.
Durante o programa, os comentaristas Julia Duailibi, Gerson Camarotti, Octavio Guedes, José Roberto Burnier, Lins da Silva e Ana Flor discutiram o posicionamento do deputado, interpretando a fala como uma torcida para que as negociações de tarifas entre os dois países não avancem.
“Curioso, o Lins falava do posicionamento do líder do PL na Câmara, meio que torcendo para não dar certo a negociação de tarifa. É isso, Lins?”, questionou um dos jornalistas, ao que outro completou: “Eles diziam que eram contra as tarifas porque são contra o Brasil, mas agora comemoram que o Rubio vai dificultar as conversas?”.
A comentarista Ana Flor acrescentou que o posicionamento do PL segue uma linha política de confronto com o governo. “O PL nunca escondeu que não queria que a relação do governo Lula fosse boa com o governo Donald Trump, porque era parte desse discurso de que Lula não governa bem”, observou.
Os jornalistas também destacaram que há expectativa sobre os próximos passos da equipe de Trump e sobre como a interlocução com Marco Rubio pode afetar as discussões comerciais entre os dois países, especialmente em relação às tarifas de exportação e políticas de vistos.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.