Lapada de R$ 64 mil: Saiba porque CAERN aplicou multa contra lotes em bairro recém-construído em Caicó
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) aplicou uma multa total de R$ 64 mil em 17 lotes no bairro Serrote Branco, em Caicó, devido ao uso clandestino de água. O órgão aponta que o desvio equivale a 340 mil litros de água, volume suficiente para abastecer toda a população de Timbaúba dos Batistas por um dia.
As informações foram divulgadas pela Caern nesta segunda-feira (7), e a ação foi realizada no último fim de semana. De acordo com a Companhia, os terrenos em loteamentos devem ter autorização para utilizar a rede de água. Além disso, periodicamente são realizadas ações de fiscalização com o objetivo de diminuir perdas de água e identificar usos irregulares do sistema.
A Caern reforça que os proprietários dos lotes onde foram encontradas ligações irregulares devem procurar a Companhia para fazer a regularização. O serviço pode ser solicitado presencialmente no escritório e no guichê da Caern na Central do Cidadão em Caicó, ou pelo site da agência da companhia.
De acordo com o chefe do escritório de Caicó, Everton de Lima, é fundamental que as pessoas estejam regularizadas para evitar o pagamento de multas pela infração. As equipes do escritório de Caicó vão continuar com o trabalho de fiscalização periodicamente na cidade.
Baixo volume de mananciais no Seridó também motivou a intensa fiscalização
A identificação do uso clandestino de água acontece em meio a baixa recarga dos mananciais do Seridó Potiguar em 2025. Na avaliação da Caern, o cenário reforça a importância de combate à perda de água e uso consciente por parte da população. A orientação é que os clientes denunciem situações irregulares no site da companhia, no teleatendimento 115, no whatsapp 98118-8400 e no aplicativo Caern Mobile.
Em Caicó,ainda, aproxima-se a Festa de Santana, época em que a cidade recebe grande número de visitantes e a Caern prepara-se para garantir o abastecimento de todos que participam do evento. Na semana passada, foi solicitado o aumento da vazão saindo do açude Coremas na Paraíba, para garantir o envio de água para cidades como Jardim de Piranhas, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Caicó. A Caern identificou que a captação no rio Piranhas, local que envia água para estas cidades, tem se mantido com volume baixo, sendo necessária abertura em Coremas para ter volume suficiente para atendimento das cidades seridoenses.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.