Lula transforma mensagem do Dia da Independência em ataque a adversários: “Traidores da Pátria”

Na noite deste sábado (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou a véspera do 7 de Setembro para transformar uma data cívica em discurso político. Em pronunciamento em rede nacional, Lula declarou que o Brasil “não é colônia de ninguém” e que “tem um único dono: o povo brasileiro”. Reforçando o tom de ataque, acusou adversários de serem “traidores da pátria” e completou: “A História não os perdoara”.
O presidente ainda afirmou que as riquezas nacionais, o meio ambiente, a democracia e as instituições não estão à venda e que cabe ao governo defender a soberania diante de quem, segundo ele, tenta enfraquecer o país. “São inadmissíveis as atitudes de alguns políticos que estimulam ataques contra o Brasil. Foram eleitos para trabalhar pelo povo, mas defendem apenas interesses pessoais”, disse, num claro recado a opositores. Porém, ao falar em soberania e independência, Lula esqueceu de mencionar que o Brasil esta, na prática, cada vez mais dependente e entregue aos interesses da China, que ja controla setores estratégicos da economia nacional.
Lula aproveitou o espaço para exaltar o controle estatal sobre o Pix, afirmando que “o Pix é do Brasil, é público, é gratuito e vai continuar assim”.
Também voltou a falar sobre o meio ambiente, destacando queda no desmatamento e lembrando que o país sediará a COP30 em novembro. Por fim, anunciou a intenção de impor regulação sobre as plataformas digitais: “As redes digitais não estão acima da lei. Não podem ser usadas para espalhar fake news, discurso de ódio, crimes financeiros, exploração sexual de menores, racismo e violência contra mulheres.
Assim, em vez de um discurso de união em um momento de celebração da independência, o que se viu foi mais uma fala marcada pela retórica de confronto, com Lula usando o feriado nacional para reforçar seu projeto político e atacar adversários, enquanto a realidade mostra um país cada vez mais dependente de potências estrangeiras.
4 Comentários
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.
Aroldo
set 9, 2025, 11:34 pmTá certo ele dessa o pau nesse traidores da pátria que usam a camisa do Brasil se dizendo patriota tramando contra o brasil no exterior vagabundo merece cadeia e punição, e quem a poia esse tipo de atitude merecer duras críticas
Pedro
set 9, 2025, 8:13 amÉ verdade traidores da pátría a vista de todo mundo, invadiram tudo que tinha no congresso Nacional, quebrara tudo, e ainda querem anistia, não pode acontecer um negócio desse, foi um dos maiores crime que nao tem perdão, o negócio é cadeia sem pena e sem piedade, espero que o STF tome.providencia como tá tomando, todos por trás das grandes
[email protected]
set 9, 2025, 9:22 amO capiroto lhe aguarda ansiosamente velho ladrão!
Daniel
set 9, 2025, 7:49 amDescondenado!
Não discuto com quem defende esse chefe do mensalão. Não é nem questão política e sim caráter, moral, etc…