Lula concedeu em 2010 indulto ao terrorista Italiano Cesare Battisti acusado de matar 4 pessoas

No apagar das luzes de seu governo em 2010, o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu indulto ao terrorista italiano Cesare Battisti, acusado de quatro homicídios na década de 70, quando era militante de um grupo extremista de esquerda.

A decisão foi anunciada no último dia de Lula no Palácio do Planalto. A decisão, de acordo com nota da presidência, é baseada em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), feito com base nos termos da Constituição brasileira, nas convenções internacionais sobre direitos humanos e do tratado de extradição entre o Brasil e a Itália.

Lula acatou o argumento da AGU, que, usando um artigo do Tratado de Extradição entre Brasília e Itália, avaliou que a extradição de Battisti colocava a vida do ex-ativista em risco de perseguição e até de morte.

Após a decisão, o italiano, preso desde 2007, foi libertado e permaneceu no Brasil.

A decisão de manter Battisti no Brasil causou perplexidade ao advogado Nabor Bulhões, que representa o governo italiano. “É um grave ilícito interno, pois importa no descumprimento da lei, e um ilícito internacional por causa do descumprimento de um tratado firmado legitimamente e em pleno vigor”, diz ele. “Mais grave do que dizer que não entrega é criar pretextos inexistentes para não entregar.”

3 Comentários

Joana

abr 4, 2022, 10:38 pm Responder

Muito diferente. Essa comparação é pura idiotice, não extraditar, para a Itália, Não foi o STF quem condenou, não tinha prova do crime. Quanto deputado? Bem todo mundo sabe. Kkkkk

Paulo

abr 4, 2022, 8:34 am Responder

Cara Amiga Joana, anos depois o Cesare Battisti assumiu os crimes.

M.D.R.

abr 4, 2022, 9:04 am Responder

Esse PILANTRA que é candidato a PRESIDENTE DA REPÚBLICA, LULA, esqueceu o que fez com os JOGADORES CUBANOS que pediu ” ASILO ” ao BRASIL e entregou de mão beijada a DITADURA CASTRO . Esperar o que desse GENOCÍDIO….

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.