Lula culpa Congresso por impasse no aumento do IOF e critica desoneração da folha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a proposta de aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) surgiu devido à falta de compensação pela desoneração da folha de pagamento, que o Congresso não teria cumprido conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula ressaltou que o Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad, tenta corrigir essa omissão com o reajuste do imposto.
Durante entrevista, o presidente anunciou que promoverá um almoço com lideranças do Congresso para buscar um acordo sobre alternativas à elevação do IOF e reforçou que as isenções fiscais no país, estimadas em R$ 800 bilhões, muitas vezes beneficiam grandes empresas sem retorno para a sociedade ou geração de empregos.
Lula ainda defendeu a necessidade de um amplo debate nacional para definir o modelo de desenvolvimento do Brasil e alertou que, sem ajustes fiscais, será difícil manter políticas públicas voltadas aos mais vulneráveis. “Nós em algum momento vamos ter que sentar com a sociedade brasileira e decidir que tipo de país queremos construir”, disse.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.