Lula diz estar “feliz” com atuação da Justiça um dia após início do cumprimento da pena por Jair Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26), estar “feliz” com a atuação da Justiça brasileira no processo envolvendo a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A declaração ocorreu um dia depois de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados iniciarem o cumprimento da pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na terça-feira (25), o ministro Alexandre de Moraes determinou o encerramento da ação penal que condenou Bolsonaro por supostamente liderar um plano golpista. A Primeira Turma do STF referendou a decisão, que prevê que o ex-presidente cumpra 27 anos e três meses de prisão em cela especial na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Durante evento no Palácio do Planalto sobre a sanção da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, Lula destacou o que classificou como um momento histórico para o país.

“Ontem esse país deu um passo importante, uma lição de democracia ao mundo. Sem alarde, a Justiça brasileira mostrou sua força, não se amedrontou com ameaças de fora e fez um julgamento primoroso. Não é acusação da oposição, é acusação de uma quadrilha que tentou dar um golpe neste país em 2008”, disse, cometendo um ato falho ao se referir às eleições de 2022.

Segundo o presidente, o episódio reforça a solidez das instituições brasileiras e demonstra que “ninguém está acima da lei”.

#Política

#STF

#Lula

#Bolsonaro

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.