Lula participa de cúpula Celac-UE na Colômbia e critica ações militares no mar do Caribe

O presidente Lula viajou até a Colômbia para participar da cúpula da Celac-UE. O evento reúne líderes da América Latina, do Caribe e da Europa para discutir temas de integração entre as regiões. Os bombardeios dos Estados Unidos a barcos venezuelanos e colombianos, no Caribe e no Pacífico, foram assunto na cúpula. Segundo Donald Trump, a rota é usada por narcotraficantes para levar drogas ao território americano. 

A ida de Lula para a Colômbia foi confirmada de última hora, em um momento em que o Brasil negocia as tarifas comerciais com o governo de Donald Trump. A visita foi rápida, de cerca de três horas, segundo o Itamaraty, em solidariedade à Venezuela. Antes do discurso, Lula lamentou as vítimas do tornado que atingiu o estado do Paraná. 

Em seguida, sem citar diretamente a Venezuela ou os Estados Unidos, Lula criticou as ações militares que mataram mais de 60 suspeitos. Segundo analistas, a demonstração de solidariedade ao regime de Nicolás Maduro pode atrapalhar o Brasil na negociação das tarifas com o governo americano. 

Em meio à Cúpula do Clima, em Belém (PA), o presidente brasileiro também defendeu as ações de proteção ambiental e disse que as florestas em pé valem mais do que derrubadas.

Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.