Lula passa por cirurgia nesta sexta-feira em hospital particular de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido, nesta sexta-feira (30/1), a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento será realizado em um hospital particular de Brasília, após exames preparatórios feitos na quinta-feira (29/1). A expectativa é de alta no mesmo dia.
Associada ao envelhecimento, a catarata provoca visão embaçada, ofuscamento e dificuldade para enxergar cores. A cirurgia é considerada segura, rápida e de baixa complexidade. Em 2020, Lula já havia passado pelo mesmo procedimento, também sem complicações.
Desde que reassumiu a Presidência da República, em 2023, o presidente foi submetido a ao menos quatro procedimentos médicos.
Em setembro daquele ano, passou por uma artroplastia total do quadril direito para tratar artrose — quadro que o causava muito incômodo — e por uma blefaroplastia para retirada de excesso de pele nas pálpebras. As cirurgias duraram cerca de quatro horas e foram consideradas bem-sucedidas.
Em 19 de outubro de 2024, Lula enfrentou um episódio mais delicado após sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em outubro, enquanto cortava as unhas do pé. Ele bateu a cabeça, levou cinco pontos na nuca e precisou cancelar a viagem à COP 29, em Baku, no Azerbaijão.
Dois meses depois, após relatar dores de cabeça, exames identificaram uma hemorragia intracraniana decorrente do acidente. O presidente foi transferido de Brasília para São Paulo e submetido, em 9 de dezembro, a uma cirurgia de emergência. Na ocasião, ele passou por um procedimento de trepanação, no qual são feitas pequenas perfurações do crânio.
Três dias depois, passou por um novo procedimento, pouco invasivo, para complementar a drenagem do sangramento no cérebro.
Escreva sua opinião
O seu endereço de e-mail não será publicado.